Quarta, 24 de Abril de 2024
28°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Imunização

Vacinação de adolescentes e adultos: a importância da imunização em todas as idades

O PNI é reconhecido internacionalmente, por entidades como a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que é vinculada à Organização Mundial de Saúde (OMS), como referência na proteção e combate a doenças

21/09/2022 às 16h50 Atualizada em 21/09/2022 às 16h57
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com MK Comunicação
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil completou 49 anos recentemente, tendo ao longo desta trajetória colaborado para a erradicação de diversas doenças no país, como a varíola humana ou a poliomielite.

 

O PNI é reconhecido internacionalmente, por entidades como a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que é vinculada à Organização Mundial de Saúde (OMS), como referência na proteção e combate a doenças.

 

No total, o Programa disponibiliza hoje cerca de 50 imunobiológicos e 20 vacinas, protegendo a população de todas as idades de diferentes doenças.

 

A importância das vacinas

 

As vacinas são a maneira mais eficaz de garantir não apenas que doenças erradicadas não voltem, mas também que aquelas que ainda persistem, que sejam menos graves e tenham reduzidos riscos de morte ou sequelas, explica o médico endocrinologista Dr. Daniel Lerario, mestre e doutor pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp).

 

“Até chegar aos postos de saúde, sejam públicos ou privados, as vacinas passam por um rigoroso processo de estudos e pesquisas, passando por diversos testes até ser validada e só então produzida e disponibilizada para a população.”

 

Ainda assim, há grupos em todo o mundo aderindo a um movimento conhecido como antivacina. Estas pessoas questionam a segurança das vacinas, temem seus efeitos colaterais ou até mesmo acreditam que não estão suscetíveis às doenças. Este comportamento tem causado a volta de doenças há muitos anos erradicadas, como é o caso do sarampo ou da poliomielite.

 

“Com os índices de vacinação em queda em diversos países e o fluxo de entrada e saída de pessoas destas localidades, tanto pelo turismo quanto pelos negócios, pouco a pouco o reaparecimento destas doenças vem sendo noticiado ao redor do mundo. Não é impossível que doenças já erradicadas no Brasil voltem a aparecer por aqui também”, alerta o Dr. Daniel.

 

No caso do sarampo, infelizmente isso já aconteceu. De 2020 até hoje, mais de 10 mil casos da doença já foram diagnosticados no país.

 

 

Jovens e Adultos

 

O calendário de vacinação não é voltado apenas para as crianças ou idosos. As diferentes imunizações disponíveis hoje no Brasil abrangem todas as faixas etárias, inclusive adolescentes e adultos de todas as idades, destaca o Dr. Daniel.

 

“Se esta parcela da população deixa de se vacinar, é possível que, no futuro, haja um deslocamento de faixa etária, levando doenças que antes ocorriam somente na infância, a ocorrerem também na fase adulta. Este fenômeno já pode ser observado, por exemplo, com a caxumba. Por isso, hoje a população até 29 anos tem sido orientada a tomar duas doses da vacina.”

 

Outra vacina voltada a uma população de faixa etária menos frequente é a do HPV (papilomavírus humano), indicada para meninas a partir de 9 anos e meninos a partir de 12 anos.

 

“É importante lembrar que a imunização dos adolescentes e adultos é também importante para a proteção do restante da população. Assim, além de manter o calendário vacinal das crianças e idosos em dia, é importante que todos aqueles que convivam com eles estejam também com a sua imunização completa.”

 

Vale destacar que, assim como toda a população, gestantes, lactantes e imunossuprimidos devem ter atenção redobrada com seus médicos sobre a necessidade e a indicação para receber qualquer tipo de vacina.

 

As vacinas para adolescentes e adultos*

 

• Febre amarela – 1 dose (recomendada para não vacinados ou para quem recebeu a vacina antes dos 5 anos de idade)

• Hepatite A – 2 doses

• Hepatite B – 3 doses

• Herpes Zoster – 2 doses (a partir de 50 anos) – recomendada mesmo para quem já desenvolveu a doença

• HPV quadrivalente – 3 doses (até 49 anos) – recomendada mesmo para quem já desenvolveu a doença

• Influenza – dose anual

• Meningocócica B (especialmente para viagens para a Europa) – 2 doses até 60 anos

• Meningocócica ACWY – 2 doses (adolescentes) ou 1 dose (até 64 anos)

• Pneumocócica – 3 doses (a partir de 50 anos)

• Tríplice bacteriana acelular adulto – uma dose aos 14 anos e reforços a cada 10 anos

• Tríplice viral – 2 doses, em caso de esquema incompleto (duas doses até 29 anos ou uma dose entre 30 e 59 anos)

• Varicela – 2 doses (até 49 anos)

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h06 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 28°

Qui 29°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes