
O Ministério da Saúde prorrogou mais uma vez a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 até o dia 21 de outubro. A ampliação do prazo, divulgada nesta terça-feira, 4, tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população a vacinação. Até o momento, 64,92% das crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade foram imunizadas contra a poliomielite em Minas Gerais. A meta do Ministério é atingir pelo menos 95% desse público-alvo.
"Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as mais de 14,3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico", explica o responsável técnico de Imunização do Município, Guilherme Menezes.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.
Multivacinação
Para a campanha de multivacinação as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
As campanhas de vacinação coincidem com a imunização contra a Covid-19 em andamento e podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas. "A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos", completa o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes.
Em Sete Lagoas, as vacinas da campanha estão disponíveis em todas as 19 salas de imunização do Município, de segunda a sexta, de 08h às 16h30, exceto nas unidades do Belo Vale, Luxemburgo e Cidade de Deus, com horário estendido até 18h30.

Solidariedade Casal que selou matrimônio em hospital de Sete Lagoas precisa de ajuda urgente
Cuidados Temporada de escorpiões - O que fazer em caso de picada de escorpião?
Fraternidade Ação solidária arrecada doações para almoço de Natal destinado a pacientes oncológicos em Sete Lagoas
Solidariedade Marcos Rocha visita hospital em Sete Lagoas e participa de ação solidária
HIV Brasil fica livre da transmissão do vírus HIV de mãe para filho, afirma OMS
Prevenção Dezembro Vermelho reforça a importância da prevenção ao HIV e às ISTs em Fortuna de Minas
PBH PBH reforça ações para reduzir tempo de espera para exames, consultas e cirurgias eletivas
Campanha Programa Filhos de Minas amplia cuidados no pré-natal e reforça acolhimento a gestantes vulneráveis
Dia D Prefeitura de Sete Lagoas promove grande mobilização no Dia D Contra o Aedes aegypti neste sábado, 29 Mín. 17° Máx. 31°

