
O Ministério da Saúde prorrogou mais uma vez a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 até o dia 21 de outubro. A ampliação do prazo, divulgada nesta terça-feira, 4, tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população a vacinação. Até o momento, 64,92% das crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade foram imunizadas contra a poliomielite em Minas Gerais. A meta do Ministério é atingir pelo menos 95% desse público-alvo.
"Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as mais de 14,3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico", explica o responsável técnico de Imunização do Município, Guilherme Menezes.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.
Multivacinação
Para a campanha de multivacinação as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
As campanhas de vacinação coincidem com a imunização contra a Covid-19 em andamento e podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas. "A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos", completa o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes.
Em Sete Lagoas, as vacinas da campanha estão disponíveis em todas as 19 salas de imunização do Município, de segunda a sexta, de 08h às 16h30, exceto nas unidades do Belo Vale, Luxemburgo e Cidade de Deus, com horário estendido até 18h30.

Febre Confirmado novo caso de febre maculosa em Matozinhos
Vacinação Dia D de Multivacinação: salas estão abertas neste sábado (18) em Sete Lagoas
Depressão Tipos de depressão estão ligados a riscos diferentes para diabetes e doenças cardíacas
Saúde pública Prefeitura amplia acesso à saúde bucal com entrega do novo Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura de Matozinhos intensificou o combate à febre maculosa no último sábado (4)
Saúde pública Vacina contra covid da UFMG entra na fase final de estudos
Saúde pública Pessoas com diabetes vão ter acesso a sensores gratuitos fornecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte
Saúde pública Prefeitura de Sete Lagoas anuncia inauguração da nova sede do Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura decreta situação de emergência em saúde pública devido à febre maculosa em Matozinhos Mín. 14° Máx. 27°
