A fabricação de manteiga adulterada com gordura vegetal, que é utilizada na produção de margarina, mobilizou a Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta quinta-feira (20). Isso porque foi deflagrada a operação 'Alcanos' nas cidades de Pouso Alto e Itamonte, no Sul de Minas, e nos municípios paulistas de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra.
Sem conseguir fiscalizar a fábrica, o órgão recolheu amostras do produto no mercado varejistas e enviou para análises laboratoriais. Com isso, ficou demonstrada a adulteração nas manteigas e a utilização de ácido sórbico/sorbato, um conservante não permitido pelo Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Manteiga. Também foi identificada a presença de coliformes totais e fecais.
Além da adulteração nos laticínios, fraudes no registro do Sistema de Inspeção Federal (SIF) também são apuradas pelas instituições. Ao todo, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão.
Mín. 12° Máx. 25°