
Na próxima segunda-feira (7/11), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) promove mais uma edição do Casamento Igualitário LGBTQIA+ em Belo Horizonte. Ao todo, 35 casais homoafetivos celebrarão sua união em uma cerimônia coletiva realizada no espaço de concertos Sala Minas Gerais.
A iniciativa foi aberta a casais LGBTQIA+, com renda familiar até dois salários mínimos e residentes na capital.
O Casamento Igualitário da DPMG é realizado por meio da Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias, da DPMG, e dos cartórios de Registro Civil de Belo Horizonte, que participam com a isenção de taxas e emolumentos.
Uma bela cerimônia realizada com a colaboração voluntária de parceiros aguarda os casais. Vai ter ornamentação especial, tapete vermelho, entrada dos noivos e noivas ao som da marcha nupcial, cabine de fotos, sorteio de presentes e entrega de bem-casados.
Direitos assegurados
O casamento homoafetivo está oficializado desde 2013, por resolução do Conselho Nacional de Justiça, que determina que todos os cartórios do país realizem a união civil de casais do mesmo sexo.
Além de celebrar o amor, a união civil garante segurança jurídica em questões como pensão, auxílios, inventários, partilha e direito de herança.
O defensor público Vladimir de Souza Rodrigues, que está à frente da iniciativa, explica que a ação contribui não somente para a estruturação da família, mas também para a formação do indivíduo.
“A celebração do casamento opera importantes efeitos psicológicos no casal, que firma perante a sociedade compromissos de lealdade, respeito e assistência mútua”, observa o defensor público.
Vladimir Rodrigues destaca ainda que “no caso específico da comunidade LGBTIQIA+, o ato tem também importante papel de educação em direitos, além de garantir a essa população marginalizada o acesso a direitos, notadamente à cidadania e dignidade da pessoa humana, dentre outros”.
Ao realizar o Casamento Igualitário, a Defensoria de Minas promove os direitos humanos e a cidadania, além de reforçar a conscientização da sociedade contra o preconceito.
Esta é terceira vez que a Defensoria Pública de Minas Gerais promove o evento em Belo Horizonte. As edições anteriores foram em 2013 e 2019, com a participação de 124 casais, no total. Também as unidades da DPMG em Cataguases e Sete Lagoas já receberam o Casamento Igualitário LGBTQIA+. No total, 264 pessoas regularizaram sua situação civil por meio da iniciativa.
Serviço/Casamento Igualitário LGBTQIA+
Data: 7 de novembro
Local: Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo 1.090, Barro Preto
Horário: 10 horas

Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH
Cidadania Prefeitura de Prudente de Morais informa data e local para entrega de Carteiras de Identidade Mín. 18° Máx. 23°


