Em 2021 aproximadamente 382 mil casos de estelionato eletrônico ocorreram somente no Estado de São Paulo, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, no período da Black Friday.
Entre os mais comuns estão marcas que aumentam o valor do produto para depois colocá-lo em promoção, fazendo com o cliente pague mais do que o valor original. Golpistas utilizam da euforia dos consumidores nesta época para aplicar golpes, sobretudo através de redes sociais e aplicativos de comunicação, como o WhatsApp.
Em casos mais graves, números desconhecidos entram em contato com clientes e utilizam informações falsas para fazer uma 'venda fantasma' de alguma mercadoria que não será entregue ou serviço que não será prestado.
Tradição nos Estados Unidos, a Black Friday foi adotada no Brasil pela maioria dos setores do comércio, sendo um período com alto volume de vendas, em que os valores são reduzidos em até mais da metade do preço.
De acordo com a Febraban, existe um tipo de golpe eletrônico muito comum é o phishing, 'pescaria digital' em tradução livre, no qual pessoas mal-intencionadas enviam links através de sms, e-mail, redes sociais e WhatsApp. Ao clicar nestes links, senhas e dados pessoais das vítimas ficam visíveis para os golpistas. Segundo a organização, a melhor maneira de evitar esses golpes é não clicando em links de mensagens suspeitas, não utilizar computadores e redes públicas para compras online e utilizar softwares antivírus para minimizar a ação de possíveis golpes.
Os golpes que simulam páginas de pagamento online cresceram 208% segundo o relatório 'Black Friday 2021: como fazer compras sem cair em armações' realizado pela empresa de segurança digital Kaspersky, mostrando que nesta época do ano tendem a aumentar o número de fraudes e estelionatos.
Segundo um levantamento feito pela empresa Fortinet, o Brasil é o segundo país que mais sofre com golpes virtuais dentro da América Latina.
Em 2022, de janeiro a junho, houve um aumento de 94% com relação ao ano passado. Muitas empresas usam redes sociais e aplicativos de mensagens para divulgar as ofertas, e é nesse momento que o consumidor tem grandes chances de cair em um golpe.
Mín. 12° Máx. 26°