
O Dia Mundial da Tuberculose é organizado todos os anos em 24 de março e tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença.
Em 2017, o tema escolhido para a campanha é “Unidos Pelo Fim da TB”. A intenção é evitar que a falta de informação sobre a doença leve a um diagnóstico tardio, aumentando o risco de óbito. Atualmente, a TB ocasiona, em média, uma morte a cada 18 segundos.
Os principais sintomas são fadiga, febre, perda de peso e tosse crônica (por mais de 15 dias) com catarro ou sangue. A doença pode ser transmitida por meio do contato com a saliva da pessoa infectada, pelas gotículas da tosse ou do espirro.
O tratamento consiste em uma combinação de medicamentos que podem curar praticamente todos os casos e dura por volta de seis meses. Já no primeiro mês há melhora dos sintomas, mas é imprescindível não interromper o tratamento.
Por meio da divulgação de orientações, cartilhas, artes gráficas e outros conteúdos sobre tuberculose, a data mundial também visa reduzir a estigmatização das pessoas infectadas.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

Vacinação Prefeitura divulga cronograma do Vacimóvel I e II em Sete Lagoas
Agenda oficial Alckmin e Zema cumprem agendas sobre transporte e saúde em Sete Lagoas
Vacinas Prefeitura de Inhaúma orienta gestantes sobre vacinação contra a bronquiolite
Prevenção Infarto fulminante pode ocorrer sem aviso e reforça a importância da prevenção, após o caso de Henrique Madeirite
Saúde pública Prefeitura Sete Lagoas vai zerar fila e garantir próteses dentárias para 3.300 pacientes
SUS Prefeito Douglas Melo confirma entrega do Hospital Regional de Sete Lagoas no final de maio
Excelência OdontoClinic completa 5 anos e se consolida como referência em odontologia em Sete Lagoas
Vacinação Prefeitura leva Castramóvel ao Jardim dos Pequis: serão 5 dias de atendimento gratuito
SUS Prefeitura de Inhaúma orienta sobre transcrição de exames e encaminhamentos na Atenção Primária à Saúde Mín. 17° Máx. 24°


