O Dia do Gari é comemorado somente em maio. No entanto, em Jacareí (SP), há quem considere todas as terças, quintas e sábados como um dia para celebrar a profissão.
É o caso do pequeno Artur Vinicius da Silva, de 7 anos, que não tem outra diversão a não ser acompanhar o trabalho árduo dos coletores da cidade que passam três vezes por semana na rua de sua casa, no Parque Meia Lua.
Segundo a mãe, Zilda Coutinho, de 42 anos, o pequeno ama a profissão e essa paixão em acompanhar o trabalho dos coletores de lixo surgiu quando ele ainda tinha somente 4 anos de idade.
A afinidade com os coletores foi tanta, que Artur decidiu que queria se vestir igual aos trabalhadores. A dificuldade em encontrar o uniforme à venda, contudo, era um dos empecilhos à mãe, que encontrou uma solução mais perto do que imaginava.
A vizinha, Dona Creuza, sempre observou o interesse do pequeno ao sair na rua para acompanhar o caminhão de coleta de lixo. Com isso, ela teve a ideia de preparar um traje especial para o garoto.
"Os coletores levaram ele para dar uma volta no caminhão. Ele ficou todo feliz. Foi aí que o pessoal tirou foto com ele", contou a mãe.
Mín. 12° Máx. 26°