Quarta, 24 de Abril de 2024
22°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Brasil Cartórios

Sistema on-line de cartórios entra em vigor nesta terça-feira (31); entenda o que muda

Especialistas destacam serviços mais rápidos, eficientes e menos burocráticos com a implementação do sistema

30/01/2023 às 13h37
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com CNN Brasil
Compartilhe:
Há dois tipos de cartórios que ficam de fora do Serp: os de notas e os de protesto por já terem sistemas digitais próprios
Há dois tipos de cartórios que ficam de fora do Serp: os de notas e os de protesto por já terem sistemas digitais próprios

O Sistema Eletrônico de Registros Públicos (Serp) entra em vigor em todo o Brasil a partir desta terça-feira (31). O novo sistema vai possibilitar o acesso, de forma remota e eletrônica, aos serviços de registros públicos.

Apesar de muitos cartórios brasileiros já oferecerem seus serviços de forma digital, a implementação do sistema online unificado permite que todos os cartórios do país possam fornecer serviços digitais de modo padronizado.

Assim, será possível acessar informações de qualquer cartório do Brasil, já que a adesão ao Serp é obrigatória para todos os oficiais regulados pela Lei de Registros Públicos.

Segundo a Lei nº 14.382/2022, o Serp será operado nacionalmente por pessoa jurídica sem fins lucrativos e custeado por um fundo, que será bancado pelos cartórios.

Especialistas destacaram algumas mudanças importantes com a implementação. Confira:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 01h07 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 28°

Qui 29°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes