Sexta, 19 de Abril de 2024
21°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cultura Carnaval

Fantasias das escolas de samba do Rio ganham vida nova em Capim Branco

20/02/2023 às 09h26
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Por Dentro de Tudo
Compartilhe:
Instagram-Reprodução
Instagram-Reprodução

Acabados os desfiles no Sambódromo, todos os anos milhares de fantasias que levaram meses para ser confeccionadas nas escolas de samba são abandonadas na dispersão. Na falta de uma política oficial de reciclagem, pessoas comuns, vendedores e agrupações mais modestas se aproveitam e saem à caça de adereços e roupas.

A escola de samba Esucab em Capim Branco, foi pioneira quando, há uma década, seus componentes viajaram pela primeira vez à meca do carnaval e encheram uma van com peças descartadas, conta a presidente da agremiação, Maria Lúcia de Souza.

Tudo é reciclado: “Algumas fantasias podem ser aproveitadas inteiras, o que a gente não pode aproveitar, desmancha, lava os tecidos, tira as pedras e refaz”, explica esta professora aposentada, de 75 anos, no galpão de sua casa, transformado em um barulhento ateliê.

Entre costureiros, maquiadores e outros ofícios aprendidos com os anos, cerca de 15 voluntários trabalham no ateliê, que este ano volta a funcionar a todo vapor, depois que o prefeito suspendeu os desfiles em 2017. Em meio à opulência visual, destaca-se uma esplêndida máscara prateada com generosas plumas naturais e um vestido rosa abaulado com faixas deslumbrantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 00h16 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes