Quarta, 24 de Abril de 2024
26°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Multa

Procon multa farmacêutica que vendeu produto impróprio para o consumo

A empresa deverá pagar mais de R$ 15 mil de multa após vender lote de remédio ineficaz em 2017, segundo o Procon-MG

06/03/2023 às 11h08
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Estado de Minas
Compartilhe:
Benzol 400mg, em comprimidos, é utilizado no tratamento de verminoses (foto: Reprodução/ Pexels)
Benzol 400mg, em comprimidos, é utilizado no tratamento de verminoses (foto: Reprodução/ Pexels)

O Procon- MG (Proteção e Defesa do Consumidor) multou em R $15.908,59 a empresa Greenpharma por comercializar um determinado lote de medicamento com desvio de qualidade que prejudicava o pleno funcionamento da medicação.

Segundo as investigações da entidade fiscalizadora, o caso aconteceu em 2017 com o medicamento Benzol (Albendazol) 400 mg, comprimidos, utilizado no combate a verminoses. 

A acusação do Procon afirmou que o produto estava em desacordo com as normas regulamentares de fabricação e distribuição. A farmacêutica, contudo, defendeu que, mesmo com o desvio de qualidade, o produto não oferecia perigo de dano ao consumidor e que foi comercializado somente após aprovação da Anvisa.

“O máximo que pode acontecer com o consumidor ao fazer uso desta medicação é ter a eficácia comprometida”, alegou a defesa da Greenpharma.

Contudo, de acordo com a Decisão Administrativa do Procon-MG “só a possibilidade de alcançar o consumidor já configura ilícito”. Ainda segundo a Decisão, a conduta infrativa se configura pela simples comercialização do produto impróprio para o consumo nocivo à vida e à saúde, o que se agrava por se tratar de medicamento, além de estar em desacordo com as normas de fabricação e distribuição. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 10h14 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 28°

Qui 29°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes