Sexta, 16 de Maio de 2025
22°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cidades Assédio sexual

Seminário no auditório do UNIFEMM marca início da campanha contra o assédio sexual em Sete Lagoas

10/03/2023 às 09h10 Atualizada em 10/03/2023 às 09h36
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Seminário no auditório do UNIFEMM marca início da campanha contra o assédio sexual em Sete Lagoas

Ocorreu na manhã desta quinta-feira, 9 de março, no auditório do Unifemm,  abertura da campanha contra o assédio sexual em repartições da Prefeitura de Sete Lagoas. Esta ação tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o tema foi amplamente debatido no evento, que ainda integra as celebrações do Dia Internacional da Mulher.

Assédio Sexual é toda conduta de natureza sexual, manifestada fisicamente, por palavras, gestos ou outros meios, propostas ou impostas por pessoas contra a vontade da vítima. O ato provoca constrangimento e viola a dignidade da pessoa humana e seus direitos fundamentais. “Este seminário é apenas o início, esta campanha será permanente para incentivar que as vítimas denunciem. Esta abertura da administração empodera e emancipa as pessoas que eventualmente passem por esse tipo de situação, provocando um ambiente de segurança e acolhimento”, ressalta Amanda Pedrosa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Integridade, ética e respeito no ambiente de trabalho são premissas institucionalizadas por lei proposta pela atual gestão. No caso do combate ao assédio sexual, o envolvimento dos servidores públicos é fundamental para propagar a campanha. “Esse processo foi iniciado em 2020 quando o prefeito Duílio de Castro assinou o decreto que instituiu como vedação ao Código de Conduta o assédio sexual. Na semana da mulher, isso é muito importante porque reafirma a posição de sempre denunciar. Este tipo de atitude configura sanção administrativa e também crime”, destaca Karine Araújo, advogada, servidora pública e também membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Autoridades municipais levaram seu apoio à campanha e também se juntaram ao público para acompanhar palestras onde o tema foi destaque. As palestrantes Karine Araújo e Fernanda Mariele Fonseca Neves também participaram de uma mesa de debate com Juliana Freitas, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, e Fernanda Vieira, procuradora do Município. Esta etapa foi mediada por Amanda Pedrosa.

As denúncias contra o assédio sexual devem ser formalizadas por escrito e o sigilo é garantido desde que solicitado. Quem precisar denunciar ou necessitar de esclarecimentos, deve procurar a Ouvidoria Municipal (av. Coronel Altino França, 312, 5º andar, Centro – 31 37712-0108 - site: transparência.setelagoas.mg.gov.br/ouvidoria) ou a Corregedoria Geral do Município (rua Fernando Pinto, 147, Centro – 31-3774-9914, e-mail corregedor.corregedoria@setelagoas.mg.gov.br).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 11h08 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 25°

Sáb 25°C 12°C
Dom 26°C 12°C
Seg 26°C 13°C
Ter 27°C 13°C
Qua 26°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio