
Ocorreu na manhã desta quinta-feira, 9 de março, no auditório do Unifemm, abertura da campanha contra o assédio sexual em repartições da Prefeitura de Sete Lagoas. Esta ação tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o tema foi amplamente debatido no evento, que ainda integra as celebrações do Dia Internacional da Mulher.
Assédio Sexual é toda conduta de natureza sexual, manifestada fisicamente, por palavras, gestos ou outros meios, propostas ou impostas por pessoas contra a vontade da vítima. O ato provoca constrangimento e viola a dignidade da pessoa humana e seus direitos fundamentais. “Este seminário é apenas o início, esta campanha será permanente para incentivar que as vítimas denunciem. Esta abertura da administração empodera e emancipa as pessoas que eventualmente passem por esse tipo de situação, provocando um ambiente de segurança e acolhimento”, ressalta Amanda Pedrosa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Integridade, ética e respeito no ambiente de trabalho são premissas institucionalizadas por lei proposta pela atual gestão. No caso do combate ao assédio sexual, o envolvimento dos servidores públicos é fundamental para propagar a campanha. “Esse processo foi iniciado em 2020 quando o prefeito Duílio de Castro assinou o decreto que instituiu como vedação ao Código de Conduta o assédio sexual. Na semana da mulher, isso é muito importante porque reafirma a posição de sempre denunciar. Este tipo de atitude configura sanção administrativa e também crime”, destaca Karine Araújo, advogada, servidora pública e também membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Autoridades municipais levaram seu apoio à campanha e também se juntaram ao público para acompanhar palestras onde o tema foi destaque. As palestrantes Karine Araújo e Fernanda Mariele Fonseca Neves também participaram de uma mesa de debate com Juliana Freitas, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, e Fernanda Vieira, procuradora do Município. Esta etapa foi mediada por Amanda Pedrosa.
As denúncias contra o assédio sexual devem ser formalizadas por escrito e o sigilo é garantido desde que solicitado. Quem precisar denunciar ou necessitar de esclarecimentos, deve procurar a Ouvidoria Municipal (av. Coronel Altino França, 312, 5º andar, Centro – 31 37712-0108 - site: transparência.setelagoas.mg.

Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH
Cidadania Prefeitura de Prudente de Morais informa data e local para entrega de Carteiras de Identidade Mín. 18° Máx. 23°


