Quinta, 15 de Maio de 2025
22°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades Cachorro

O que fazer se encontrar um Pitbull ou Rottweiler solto?

18/04/2023 às 17h07
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Itatiaia
Compartilhe:
Instagram-Reprodução
Instagram-Reprodução

Nesse sábado (15), uma cadela da raça pitbull que estava perdida na rua foi amarrada a uma moto e arrastada até a morte na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Apesar de maus-tratos contra os animais ser crime com pena mínima de dois anos, ainda é comum cenas em que pessoas matam e torturam cães, especialmente os que pertencem a raças consideradas perigosas.

Cães que estejam se sentindo amedrontados, independente da raça, tendem a atacar e morder. Algumas das dicas são: observe o comportamento do animal, se está desorientado, descoordenado com o ambiente, se ele não sabe onde está, ou se ele está tranquilo, caminhando pela rua e parece estar ambientado naquele local.

Se for resgatá-lo, a primeira providência é levá-lo ao veterinário, para fazer exames, especialmente se a pessoa tiver outro pet dentro de casa.

“Eles podem ter zoonoses, que são doenças transmissíveis ao ser humano, como por exemplo esporotricose ou raiva. A pessoa que resgatar tem que ter muito cuidado ao pegar nesses animais, ao encostar neles. Eles podem ter, também, alguma lesão na pele ou estar com alguma fratura gerando dor, e toda dor leva um animal a um mecanismo de defesa, que é a mordida”, conta.

E se o cachorro for de grande porte ou bravo?

Caso a pessoa encontre um animal de grande porte na rua, como das raças Pitbull, Rottweiler, Chow Chow ou Fila, o ideal é evitar se aproximar ou fazer movimentos bruscos e chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros.

Elisa explica que, assim como os cachorros de outras raças, esses cães podem atacar ao se sentirem ameaçados, mas podem fazer maior estrago por possuírem uma mordida mais forte. Caso os bombeiros não estejam disponíveis, outra opção é ligar para a Guarda Municipal ou para o Centro De Controle De Zoonoses.

Além disso, segundo o Sargento Alan Azevedo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, caso a pessoa seja atacada por cachorro na rua, o ideal é não perder o contato visual e tentar se abrigar em um local seguro. Subir em árvores, muros ou teto de carros também é indicado. Em seguida, é preciso entrar em contato com o Corpo de Bombeiros.

Cães devem sempre usar coleira

O sargento Alan Azevedo reforça, ainda, que é proibido por lei que cães andem nas ruas sem equipamentos de contenção, independente da raça. Além disso, algumas raças também possuem a obrigação de usar focinheira.

“Quando for sair com o cão na rua ele deve circular sempre com os equipamentos de contenção, que impeça os ataques é mordidas. Os cães não podem circular em via pública sem coleira. Caso presencie um cão ameaçando atacar, se afasta daquele local e em seguida aciona o corpo de bombeiros por meio de um número 193”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 16h08 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 23°

Sex 24°C 13°C
Sáb 25°C 12°C
Dom 24°C 13°C
Seg 25°C 15°C
Ter 26°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio