
O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de Minas Gerais (Cira-MG), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), fez, na manhã desta terça-feira (25), a "Operação Megafria" para cumprir 11 mandados de busca e apreensão nas casas dos suspeitos em Belo Horizonte e Nova Lima, na Grande BH; Sete Lagoas, na Região Central; Itaúna e Martinho Campos, no Centro-Oeste.
A Justiça também ordenou o sequestro de bens no valor de R$ 50 milhões. Os alvos são empresários, contadores e pessoas jurídicas que estariam envolvidos no esquema de sonegação fiscal em uma grande empresa atacadista de Betim, na Grande BH.
A investigação começou em maio de 2022 e apurou o funcionamento de uma organização criminosa que teria assumido a administração deste grupo econômico no fim de 2020.
O esquema funcionava por meio da emissão de notas fiscais falsas a diversas empresas do ramo atacadista, para acobertar a aquisição de mercadorias de origem clandestina e, ao mesmo tempo, permitir o não pagamento do imposto devido (ICMS).
Materiais de informática foram apreendidos na 'Operação Megafria' — Foto: MPMG/Divulgação
As apurações identificaram dezenas de empresas de fachada, que eram constituídas pelo núcleo contábil da organização criminosa, e nunca tiveram qualquer funcionamento real. Elas simulavam operações comerciais e declaravam falsamente o recolhimento do ICMS devido nas etapas anteriores de comercialização das mercadorias.
O Cira-MG identificou ainda que os suspeitos ostentam elevado padrão de vida, morando em imóveis de luxo na capital mineira e em Itaúna. São também objeto de investigação inúmeros atos de lavagem de dinheiro praticados por intermédio de outras empresas, mantidas em nome de laranjas e administradas pelo líder do grupo criminoso.
A operação contou com a participação de quatro promotores de Justiça, quatro servidores do MPMG, três delegados e 26 investigadores da Polícia Civil, dois oficiais da Polícia Militar, 35 PMs do Comando de Policiamento Especializado e 33 servidores da Receita Estadual de Minas Gerais.

Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH
Cidadania Prefeitura de Prudente de Morais informa data e local para entrega de Carteiras de Identidade Mín. 17° Máx. 24°


