O Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG) obteve o compromisso da Caixa Econômica Federal (CEF), na adoção de medidas que diminuam o tempo de espera para atendimento nas duas agências situadas em Sete Lagoas.
Levantamento apresentado pela própria Caixa, após requisição do MPF, comprovou o descumprimento da Lei Municipal que impõe o prazo limite de 15 minutos para atendimento do cliente de instituições bancárias a partir de seu ingresso na fila.
Nos últimos doze meses, em mais de 30.000 atendimentos, os clientes tiveram que esperar na fila por tempo superior ao previsto em lei.
Esperas superiores a 60 minutos foram verificadas em quase todos os meses, salvo julho e setembro de 2023.
Ficou comprovado que a Caixa Econômica Federal vem descumprindo reiteradamente a legislação municipal, que assegura aos usuários dos bancos o direito de atendimento em tempo razoável.
Entre os problemas apontados pelo Banco está o crescente volume de atendimento por conta dos serviços relacionados a programas sociais do governo federal, como o pagamento de benefícios do Programa Bolsa-Família, PIS e FGTS.
Esses usuários seriam provenientes inclusive de municípios vizinhos, como Paraopeba e Prudente de Morais.
Mín. ° Máx. °