
Dez municípios de Minas Gerais serão contemplados com a instalação de parques de energia solar da joint venture formada pela Detronic Energia e Appian Capital Advisory. As usinas fotovoltaicas terão uma capacidade total de 62,4 megawatts-pico (MWp). A previsão é que as obras tenham início neste segundo semestre e que todas estejam prontas até 2025. Alguns empreendimentos poderão ser concluídos já nos primeiros seis meses do ano que vem.
A parceria entre o hub mineiro de soluções em energia renovável e o fundo de investimentos britânico especializado em mineração foi firmada na última semana. Embora os valores exatos do investimento não possam ser revelados, o CEO da Detronic, André Barreto, afirma que serão “muitos milhões” de reais. Os parques solares visam a atender o mercado regulado e pretendem beneficiar em torno de 18.400 consumidores, entre pessoas físicas e jurídicas.
O projeto também deve gerar cerca de 1.240 empregos diretos e de 600 a mil indiretos. As cidades escolhidas foram: Porteirinha, no Norte do Estado; Andradas e Santa Rita de Caldas, no Sul; Araxá e Monte Carmelo, no Alto Paranaíba; Prudente de Morais e Sete Lagoas, na região Central; e Igarapé, Paraopeba e Pedro Leopoldo na Grande Belo Horizonte.
Além da economia com a conta de energia, que varia de 10% a 20%, os clientes dos empreendimentos poderão ter acesso a um clube de benefícios da Detronic, que oferece descontos em diversas lojas e estabelecimentos parceiros da companhia.
Conforme Barreto, os consumidores também podem optar por não receber o crédito na conta e reinvesti-lo em uma ação social da empresa. Uma delas é o projeto Nave. A iniciativa assiste a 300 crianças de famílias de baixa renda do município de Contagem, na Região Metropolitana de BH.
Em relação à joint venture com a Appian, o CEO ressalta que foi um marco na história da companhia e que foi algo projetado. De acordo com ele, a Detronic já contava com investimentos de fundos estrangeiros, embora em menor escala, e agora entrará em novas rodadas de investimentos, podendo ser com a própria Appian ou com outros interessados.
Ainda segundo Barreto, houve sinergia entre as equipes das duas empresas devido ao profissionalismo e competência de ambas.
“É um time de muita gente capacitada. Então está sendo um ganha-ganha e um aprendizado para os dois lados. Eles não entendiam nada de energia e estão aprendendo com a gente. E nós ainda estamos conseguindo melhorar o que tínhamos de melhor, que é a governança corporativa dentro da pegada ESG (Ambiental, Social e Governança, em português)”, diz.
Fundada em 2018, com um propósito de entregar soluções de energia e transformar vidas, a Detronic hoje atende mais de 4.200 clientes. Conforme Barreto, essa marca deve saltar para 18 mil até o fim deste ano e 70 mil até o fim de 2024. Ainda de acordo com ele, são cerca de 40 a 45 MWp de potência instalada em estados de Norte a Sul do Brasil, sendo mais da metade em território mineiro. Além disso, em construção estão mais 60 MWp.
“Então, temos um total de capacidade instalada e em instalação de mais de 100 MWp. E ainda temos cerca de 100 MWp para vender ainda neste ano, fazendo uma parceria com alguns desses fundos, e implantar até 2026. Esses 60 MWp em construção é aproximadamente um terço ou um quarto do que faremos ainda em 2023”, afirma.
“Fechamos com a Appian esses 20 projetos de energia solar que totalizam 62 MWp, mas ainda temos de 88 a 90 MWp para poder fechar, que deve ser com outro player ou com o mesmo. Então serão mais 35 projetos. Temos também três projetos separados para um cliente mineiro de grande porte e bastante conhecido, porém, ainda não posso divulgá-los”, revela.

Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH
Cidadania Prefeitura de Prudente de Morais informa data e local para entrega de Carteiras de Identidade
Assistência Social Programa Criança Feliz fortalece o desenvolvimento infantil e os vínculos familiares em Caetanópolis
Concurso público Prefeitura de Cordisburgo abre processo seletivo para Auxiliar de Obras e Serviços Mín. 17° Máx. 24°


