
Para esclarecer dúvidas sobre o Desenrola Brasil, programa econômico anunciado em 5 de junho pelo Governo Federal, a Serasa lança uma página especial dedicada ao tema. O conteúdo reúne no site as principais informações da Medida Provisória 1.176/2023 e do site oficial do Ministério da Fazenda, complementados com declarações do ministro Fernando Haddad.
A página digital esclarece quem são os consumidores habilitados a participar dos benefícios propostos, como o programa pretende disponibilizar os descontos e o pagamento dos débitos, mostra o papel do Fundo Garantidor nas negociações e traz as próximas etapas que estão previstas para implantação do Desenrola até chegar ao consumidor.
Artigos, Mapa e Pesquisa
O Ministério da Fazenda informa que o programa, que inicialmente é voltado para aqueles que ganham até dois salários-mínimos (“Faixa I”), será ampliado para dívidas em bancos, que poderão oferecer a seus clientes a possibilidade de renegociação de forma direta (“Faixa II"). No entanto, apenas para a Faixa I as operações serão garantidas pelo Fundo Garantidor.
“Preparada para disponibilizar orientação aos brasileiros que precisam conhecer os principais pontos do Desenrola, a página digital da Serasa ainda inclui artigos e materiais informativos sobre o tema do endividamento, um assunto que conhecemos com propriedade”, explica Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome.
A página digital da Serasa disponibiliza, por exemplo, o Mapa de Inadimplência produzido mensalmente pela empresa, uma pesquisa sobre os impactos do endividamento no comportamento de homens e mulheres e o Manual do Endividado, um guia completo sobre educação financeira.
Confira a página: https://www.serasa.com.br/
Cenário de inadimplência de maio
Segundo o Mapa de Inadimplência e Negociações da Serasa, o mês de maio de 2023 registra mais de 72 milhões de brasileiros inadimplentes, o que indica um crescimento de 600 mil novos endividados em relação ao mês anterior. Ao todo, o Brasil conta com mais de 216 milhões de dívidas, que, somadas, ultrapassam a quantia de R$ 334,5 bilhões.
Nos últimos 12 meses, 5 milhões de brasileiros entraram em situação de inadimplência. Entre os segmentos das dívidas, Bancos e Cartões de Crédito seguem como a principal razão das pendências, com 31,94% das dívidas. Na sequência, as Contas Básicas, como água, luz e gás, concentram 21,45% dos débitos e o Varejo representa 11,31%.
Para saber mais sobre o Programa Desenrola Brasil, clique aqui.

Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH
Cidadania Prefeitura de Prudente de Morais informa data e local para entrega de Carteiras de Identidade
Assistência Social Programa Criança Feliz fortalece o desenvolvimento infantil e os vínculos familiares em Caetanópolis
Concurso público Prefeitura de Cordisburgo abre processo seletivo para Auxiliar de Obras e Serviços Mín. 17° Máx. 24°


