
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ampliou temporariamente o público alvo para as vacinas meningocócia C e ACWY, ambas contra a meningite, até o dia 31 de julho ou até a disponibilidade de doses da vacina nos municípios. Conforme a pasta anunciou nesta sexta-feira (23), para melhor aproveitamento e oferta dos imunizantes, o objetivo é prevenir casos graves e óbitos pela doença no Estado.
A vacina meningocócica ACWY protege contra quatro sorogrupos da doença, os tipos A, C, W, Y, e já é normalmente disponibilizada na rotina do Calendário Nacional de Vacinação para os adolescentes de 11 a 14 anos de idade. Com a ampliação temporária, a aplicação da ACWY foi estendida aos seguintes grupos:
Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, a ampliação é importante pois possibilita a proteção de mais pessoas contra a meningite. “A vacinação é uma das principais estratégias de prevenção da doença meningocócica. As vacinas são seguras, eficazes e estão disponibilizadas de forma gratuita nas unidades de saúde. A população deve procurar uma unidade de saúde e colocar o cartão de vacinação em dia”, reforça Josianne.
Público a ser imunizado
Mais informações quanto aos critérios de vacinação, clique aqui.

SUS Ministério da Saúde reforça SUS com formação de 760 enfermeiros obstétricos
Atendimento médico Prefeitura de Cordisburgo divulga cronograma de atendimento médico nas comunidades rurais
Especialização UFMG e UNA-SUS abrem inscrições para capacitação gratuita em Atenção Primária à Saúde Mín. 19° Máx. 23°


