
Recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) evitaram 300 milhões de novos fumantes no mundo nos últimos 15 anos. Apesar da redução no uso do tabaco, o fumo ainda mata 8,7 milhões anualmente.
Além disso, cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem anualmente devido ao fumo passivo, apenas por conviver ao lado de fumantes. Segundo a OMS, todas essas mortes são totalmente evitáveis.
Pensando nisso, a Prefeitura de Sete Lagoas - por meio das equipes da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde - está criando em diversas unidades de saúde do Município grupos do Programa de Atendimento contra o Tabagismo (PNCT).
O programa é direcionado às pessoas que desejam parar de fumar. Até o momento já fazem parte do programa as unidades de saúde dos bairros Santa Rosa, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia (I e II), Fazenda Velha, Luxemburgo, Várzea e Montreal.
Os grupos são formados conforme a procura pelo serviço e as atividades começam quando há o fechamento das turmas.
O PNCT é oferecido gratuitamente pelo SUS e, em Sete Lagoas, tem capacidade para atender até 30 pessoas por unidade. O tratamento funciona por meio de sessões estruturadas em grupos, seguidas de consultas médicas ou com dentistas, para a prescrição dos medicamentos e adesivos de nicotina, distribuídos gratuitamente pela rede SUS.
O público prioritário são as pessoas com complicações pulmonares, em tratamento de câncer, diabéticos, hipertensos, adolescentes, idosos e gestantes, no entanto, o tratamento está disponível para todos, incluindo aqueles que fazem uso do cigarro tradicional ou vape (cigarro eletrônico).
O objetivo do programa é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil.
A atuação visa prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens e para proteger a população da exposição à fumaça do cigarro, reduzindo o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco.
Para ter acesso ao tratamento basta ser fumante, residir no município e procurar uma dessas unidades de saúde que já possuem os grupos formados.

PEQUI Prefeitura de Pequi inicia distribuição gratuita de canetas emagrecedoras para moradores
PARAOPEBA Prefeitura de Paraopeba anuncia reajuste de 30% no plano de saúde Unimed BH dos servidores
PARAOPEBA Paraopeba aprova verba de R$ 2,6 milhões proveniente de acordo por Brumadinho para ampliar hospital loc
SETE LAGOAS Diagmed amplia oferta de exames em Sete Lagoas com nova ressonância magnética com inteligência artificial
FORTUNA DE MINAS Prefeitura de Fortuna de Minas divulga novos horários para urgência odontológica nas Unidades de Saúde
PARAOPEBA “Dengue se combate com atitude”: Prefeitura de Paraopeba reforça ações de prevenção nas residências Mín. 18° Máx. 29°

