
Após São João del-Rei, as cidades vizinhas Tiradentes e Santa Cruz de Minas, na região do Campo das Vertentes, também suspenderam as aulas nas escolas municipais como forma de prevenção contra o contágio da bactéria Streptococcus.
O adoecimento de crianças que se queixam de dor de garganta, febre, vômito e manchas na pele tem preocupado as famílias e as Secretarias de Saúde e Educação das cidades. Três mortes de crianças de 3, 10 e 11 anos são investigadas em São João del-Rei, além de outras quatro internações. Em Tiradentes e Santa Cruz de Minas, ainda não foi divulgada nenhuma confirmação de caso.
Segundo a prefeitura de Tiradentes, a medida é uma forma de “garantir a segurança dos alunos, profissionais e comunidade”. As aulas nas escolas municipais e estaduais estão suspensas nos dias 26 e 27 de outubro (esta quinta e sexta-feira). O tempo é suficiente, segundo o Executivo, para que todas as unidades de ensino sejam desinfectadas. Assim, o retorno das aulas está marcado para segunda, 30 de outubro.
A Secretaria de Educação de Tiradentes informou que é preciso isolar as escolas durante a desinfecção porque será usado um produto químico do qual crianças não devem ter contato.
Em Santa Cruz de Minas, a prefeitura confirmou que as aulas nas escolas do ensino municipal e no Centro de Aprendizado Integral foram suspensas por tempo indeterminado. Na cidade, assim como em São João del-Rei, ainda não há posicionamento das escolas estaduais. A reportagem questionou o Governo de Minas e aguarda retorno.
Já sobre as escolas privadas, cada gestão deve buscar atender as medidas de proteção à sua maneira – ainda não há um posicionamento único das instituições.
SUS Ministério da Saúde reforça SUS com formação de 760 enfermeiros obstétricos
Atendimento médico Prefeitura de Cordisburgo divulga cronograma de atendimento médico nas comunidades rurais
Especialização UFMG e UNA-SUS abrem inscrições para capacitação gratuita em Atenção Primária à Saúde Mín. 18° Máx. 24°


