
O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), anunciou, nessa segunda-feira (20/11), a retomada das obras do Hospital Regional de Sete Lagoas, na região Central do estado.
Com capacidade para 226 leitos e a realização de cerca de 700 cirurgias por mês, quando concluída, a unidade de Saúde deve atender a uma população de aproximadamente 600 mil habitantes de 35 municípios do território da Regional de Saúde de Sete Lagoas.
Paralisada desde maio de 2015, a retomada da obra do Hospital Regional de Sete Lagoas conta com um investimento assegurado de R$ 101.624.883,76 para a adequação do projeto às normas hospitalares atuais e para conclusão da obra.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Pedro Bruno Barros de Souza, explica que os recursos para investimento estão assegurados, o que oferece mais tranquilidade para a conclusão das obras no prazo previsto.
“Não tem investimento mais precioso que a Saúde para salvar vidas e nós estamos muito otimistas quanto à conclusão dessa obra no prazo entre dois anos e dois anos e meio. O Estado vai trabalhar ao máximo para antecipar a entrega dessa obra, que é o sonho de tantos mineiros, o mais breve possível”, ressaltou.
Cronograma
Estão previstas, para a primeira fase dos trabalhos, a vedação dos telhados, a troca das esquadrias e a demolição de algumas partes que não se adequam mais às normas hospitalares atuais.

Quando finalizado, o Hospital Regional de Sete Lagoas deve contar com uma estrutura que vai atender 226 leitos dos quais 176 são de enfermaria para internação adulto e pediátrica e 50 de internação intensiva. Além disso, o projeto inclui um centro cirúrgico com nove salas, pronto atendimento com 23 leitos e 12 consultórios.
100% SUS
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, destacou que o hospital tem como um dos seus principais diferenciais a vocação de ser uma unidade de atendimento na qual os leitos serão 100% financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que significa uma capacidade de atendimento estendida para toda a população da região.
“Esse hospital vai reorganizar a assistência do território, sem competir com os demais serviços já ofertados, em uma região onde já está sendo implantado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Regional)”, explicitou o secretário de Saúde.
Miguel José Constância, um dos operários que já está trabalhando na troca das esquadrilhas para garantir que o prazo de dois anos e meio para a construção de uma área total prevista de 23.582,75m² do Hospital Regional seja cumprido, sabe que vai passar um bom tempo em Sete Lagoas. Ele trabalha há cerca de 50 anos no ofício e revelou: “teremos muito trabalho pela frente”.
Recursos assegurados
O vice-governador, Professor Mateus, também fez questão de visitar o Hospital Regional de Sete Lagoas e acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos realizados.
“Estamos vendo a situação que o hospital foi deixado, uma obra parada há mais de oito anos. Desde o começo do ano nós estamos refazendo os projetos. Tivemos que fazer muitas verificações para ter certeza de que a obra, quando ficar pronta, vai atender e mudar a realidade assistencial não só de Sete Lagoas, mas de todo o entorno e já com os recursos garantidos”, reforçou o Professor Mateus.
Em 2021, foi celebrado acordo judicial entre o Governo do Estado de Minas Gerais e a Vale para reparação integral relativa ao rompimento das barragens em Brumadinho. A conclusão do Hospital Regional de Sete Lagoas foi uma das obras escolhidas.
Depois do processo licitatório homologado em 23/12/2022, o Consórcio Guimarães HRSL (composto pelas sociedades empresárias Construtora Guia, RG Empreendimentos e Engenharia Eireli) assumiu o contrato. A expectativa é que a segunda fase da obra seja iniciada no primeiro semestre de 2024 e que o Hospital Regional de Sete Lagoas esteja concluído em 2026.
SUS Ministério da Saúde reforça SUS com formação de 760 enfermeiros obstétricos
Atendimento médico Prefeitura de Cordisburgo divulga cronograma de atendimento médico nas comunidades rurais
Especialização UFMG e UNA-SUS abrem inscrições para capacitação gratuita em Atenção Primária à Saúde Mín. 18° Máx. 24°


