
O tempo seco e quente, sem previsão de chuvas significativas, deve seguir pelo menos até domingo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul e parte do Norte e Nordeste os termômetros devem registrar 5° graus acima da média por um período de três a cinco dias.
A sensação térmica muito alta pode provocar riscos à saúde, como insolação. Os mais vulneráveis e que precisam de mais atenção são idosos, bebês e crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas, como problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação, além da população em situação de rua.
Para a população em geral, para se proteger da insolação, é recomendada hidratação, resfriamento e proteção do sol e calor. O Ministério da Saúde preparou um guia com dicas básicas sobre como lidar com as temperaturas extremas, entre elas:
Aos tutores dos animais domésticos, especialistas recomendam.
Insolação
Quando o corpo não dissipa bem o calor, pode ocorrer a insolação em diferentes graus. O corpo humano dá sinais deste aumento prejudicial da temperatura e um profissional de saúde deverá ser procurado. Os níveis de insolação e seus sinais são:
Neste caso, a orientação é chamar o mais rápido possível o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). A ligação para o telefone 192 é gratuita e o serviço público funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Enquanto os socorristas não chegam, o acompanhante deve buscar um lugar fresco e poderá esfriar o corpo da pessoa com panos úmidos ou spray com água.
SUS Ministério da Saúde reforça SUS com formação de 760 enfermeiros obstétricos
Atendimento médico Prefeitura de Cordisburgo divulga cronograma de atendimento médico nas comunidades rurais
Especialização UFMG e UNA-SUS abrem inscrições para capacitação gratuita em Atenção Primária à Saúde Mín. 18° Máx. 24°


