
A unidade do Hemominas de Sete Lagoas pede apoio à população para abastecer os estoques de sangue. As doações de qualquer tipo sanguíneo são importantes, mas principalmente o tipo O negativo que é compatível com para todas as pessoas que precisam receber transfusão e por isso é muito utilizado nas emergências hospitalares e em pós-operatórios.
A situação está tão crítica que cirurgias tiveram que ser canceladas em Curvelo como explica a referência no setor de Captação de Doadores do Hemonúcleo Sete Lagoas, Ana Paula Avelar: “A gente fornece bolsa de sangue para Curvelo e tivemos que pedir para cancelar cirurgias eletivas. Se a gente não conseguir repor o O negativo, a gente vai ter que começar a cancelar aqui em Sete Lagoas. O estoque está muito baixo. A gente veio do Carnaval, o pessoal viajou e não veio doar, né? Então, aí deu uma baixa no estoque e o O negativo, ele é muito importante na emergência, porque o O negativo ele doa para todo mundo. Então, pode comprometer os atendimentos de emergência e cirurgias, porque não dá tempo de fazer tipagem de sangue quando o paciente chega. Então, o médico, se o paciente precisar de sangue, ele dá o O negativo. Então, a gente está pedindo, fazendo campanha para o pessoal que é O negativo vir doar”.
O Hemonúcleo Sete Lagoas funciona das 7h às 12h30, de segunda a sexta-feira. Para doar é necessário se enquadrar nos critérios do Hemominas, cujos detalhes estão disponíveis no site da instituição, mas que estão resumidos na imagem abaixo:
Entre os critérios básicos para doar sangue, destacam-se:
• estar em boas condições de saúde;
• ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização disponível no link. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior;
• pesar mais de 50 kg;
• estar bem descansado no momento da doação;
• não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
• não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
• não ter tido hepatite após os 11 anos;
• apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
• se tiver feito tatuagem ou maquiagem permanente, em locais que possuam alvará sanitário, poderá doar após 6 meses. Caso não seja possível determinar a segurança sanitária, deverá aguardar 12 meses.

SUS Ministério da Saúde reforça SUS com formação de 760 enfermeiros obstétricos
Atendimento médico Prefeitura de Cordisburgo divulga cronograma de atendimento médico nas comunidades rurais
Especialização UFMG e UNA-SUS abrem inscrições para capacitação gratuita em Atenção Primária à Saúde Mín. 18° Máx. 24°


