Domingo, 28 de Abril de 2024
28°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Imunização

Dengue: pode vacinar com sintomas ou logo após a infecção? Entenda

28/02/2024 às 16h55 Atualizada em 28/02/2024 às 17h06
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Por Dentro de Tudo
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

vacinação contra a dengue com as doses da Qdenga já começou em Minas Gerais e, a partir desta terça-feira (27 de fevereiro), fica disponível nos Centros de Saúde da capital. Em meio à corrida para imunizar crianças de 10 e 11 anos, orientações das autoridades de saúde indicam o tempo ideal para vacinar após o diagnóstico de dengue e a atenção aos sintomas da doença antes de procurar o postinho. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a dengue pode ser administrada junto com as demais doses do calendário de vacinação infantil sem nenhum tipo de problema. Assim, a ida ao postinho pode ser aproveitada para atualizar a carteira de vacinação. No entanto, é preciso prestar atenção caso a criança tenha pegado a doença recentemente. 

Peguei dengue, posso vacinar? 

Em caso de diagnóstico positivo para dengue, a orientação é que a pessoa aguarde seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal. Já se a infecção pelo Aedes aegypti ocorrer entre uma dose e outra da vacina Qdenga, o ciclo vacinal pode ser seguido normalmente. A única exceção é não tomar a segunda dose dentro de um período menor de 30 dias do início da doença. 

Posso vacinar com sintomas da dengue? 

Não. Da mesma forma que é preciso esperar seis meses após a infecção para vacinar, em caso de sintomas de dengue, o recomendado é procurar um atendimento médico o quanto antes. 

O esquema vacional da Qdenga é composto por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses.

Quem já pode se vacinar contra a dengue? 

Nesta primeira fase, crianças de 10 e 11 anos podem se vacinar. Depois, o público será ampliado para adolescentes de até 14 anos. 

O que levar na hora de vacinar contra a dengue? 

Para receber o imunizante, é obrigatório apresentar documento com foto, comprovante de endereço e o cartão de vacina da criança.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h06 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Seg 28°C 17°C
Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 16°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes