
Passados sete dias do prazo da reintegração de posse do local onde está a Ocupação Nova Aliança, foi concedido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) medida liminar que suspende o preocesso no terreno localizado no bairro Ondina Vasconcelos, em Sete Lagoas.
Os ocupantes do espaço tinham até o dia 30 de maio para se retirarem do espaço, que pertence a Prefeitura de Sete Lagoas. A decisão saiu na tarde desta quinta-feira (6) - de acordo com o despacho, o cumprimento da reintegração de posse "poderá causar danos graves e difícil reparação para as famílias que residem na ocupação", disse a nota do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), responsável pela ocupação.
Com isso, deve ser aguardado uma decisão final sobre o cumprimento da reintegração ou não, ainda pelo TJMG. O MTST aponta o apoio da deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) e da Defensoria Pública de Minas Gerais para acontecer a suspensão do processo.
Ocupação Nova Aliança
O terreno onde está a Ocupação Nova Aliança pertence ao município de Sete Lagoas, que por força de lei entrou na justiça solicitando a reintegração de posse do local, no final de maio deste ano. Segundo a Prefeitura, o movimento está em área verde, onde estariam "poucas moradias" (cerca de dez, como apurado pela reportagem junto à setores do executivo local); a decisão indicou que os moradores tinham até o dia 30 de maio para saírem de forma pacífica, e que caso isso não houvesse, forças de segurança seriam chamadas para o cumprimento da ordem judicial.
Já o movimento social aponta que estão no local desde o ano de 2020, com 110 famílias a viverem na ocupação, que ali se instalou porque o terreno "estaria abandonado". No último dia 24 de maio, um protesto que passou por pontos como a Praça do CAT, Prefeitura e Câmara Municipal, pedia a resolução do problema da moradia. Semanas após, um grupo de moradores conversou com o prefeito Duílio de Castro (PSB) durante o anúncio de uma obra a ser realizada no bairro Cidade de Deus.

Religião Diocese de Sete Lagoas divulga programação de missas para o Dia de Finados
Morte Motorista sete-lagoano sofre dois acidentes de trânsito no mesmo dia e morre ao dar entrada na UPA
Fogo Incêndio em mata fechada ameaça imóveis em Funilândia
Proteção à mulher Mulheres vítimas de violência contam com nova ferramenta para acionar a Guarda Municipal
Homenagem Soldado do Exército em Sete Lagoas que morreu afogado no Pará atuou no combate ao incêndio na Serra de Santa Helena
Direito social Prefeitura de Matozinhos lança programa “Auxílio Natalidade” para gestantes em situação de vulnerabilidade Mín. 19° Máx. 26°
