Em 2008 foi iniciado em Fortuna de Minas-MG, o projeto “Amigos da Fauna”, idealizado pelo servidor dos Correios, Washington Filho (Briguel), projeto este que ganhou total apoio da comunidade local, sobretudo da Polícia Militar (PM) e da Prefeitura Municipal. A partir do referido projeto, Fortuna de Minas passou a ser conhecida como a “cidade dos pássaros”.
De acordo com Briguel, o projeto consiste na conscientização dos moradores no sentido de não prender nenhum pássaro e ao mesmo tempo ajuda a olhar se alguém está fazendo o contrário. “O ‘Amigos da Fauna’ conta com o grande apoio da PM local que atende prontamente a qualquer denúncia de pássaro preso. No início, as reuniões começaram com poucas pessoas, lembrando que os criadores de pássaros foram chamados para conhecimento da ideia do projeto. Então, as palestras foram iniciadas nas escolas, ministradas por policiais de meio ambiente.”, conta.
Briguel relata que depois de várias reuniões, o projeto “Amigos da Fauna” foi criado, sendo que foi feita panfletagem na comunidade, colocados cartazes públicos e definido uma data para início da fiscalização. “A partir daí, marcamos a data da primeira soltura de pássaros na praça. Também grande parte dos pássaros foram recolhidos pela PM de Meio Ambiente para readaptação. Inicialmente houve muita resistência, mas aos poucos a população foi entendendo mais. Também contamos com a sorte do projeto ser descoberto pela Rede Globo que fez matéria para o Jornal Nacional, o Globo Repórter e o Terra de Minas.”, comemora.
O projeto “Amigos da Fauna” mereceu premiação na Câmara Municipal de Belo Horizonte e na Cidade Administrativa com o “Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza”. Assim completa Briguel: “Hoje a adesão em termos de consciência da população é total, considerando que as pessoas deixam alimentadores para os pássaros em seus quintais. Ao mesmo tempo, também há alguns alimentadores espalhados pela cidade e outros estão sendo preparados em parceria com a Prefeitura Municipal.”
Briguel manifesta a gratificação pela realização do projeto “Amigos da Fauna” e sua continuidade, lembrando a contribuição das escolas da cidade que fazem um trabalho de conscientização dos alunos e crianças. “Hoje, isso é a vida de Fortuna de Minas! Trata-se de um projeto que surgiu do nada e ganhou repercussão!”, conclui
Mín. 10° Máx. 25°