
Após um longo período de estiagem e altas temperaturas, Minas Gerais e os demais estados da região Sudeste devem registrar o maior volume de chuva dos últimos seis meses.
De acordo com um alerta do Clima Tempo emitido nesta quinta-feira (10 de outubro), a precipitação deve ultrapassar os 60 mm nos próximos dias, marcando o início do período chuvoso.
A situação ocorre devido à atuação de uma área alongada de baixa pressão atmosférica, também chamada de cavado.
Esse fenômeno, aliado à passagem de uma frente fria marítima, aumentará a umidade, favorecendo a formação das chuvas. “Esses sistemas meteorológicos começaram a atuar na quarta-feira (9 de outubro) e devem continuar influenciando o clima na região Sudeste nos próximos dias, mantendo o tempo instável”, afirmou um meteorologista do Clima Tempo.
Além disso, a previsão aponta a chegada de uma nova frente fria de características continentais, que deverá cruzar a região, reforçando a permanência das chuvas.
A expectativa é que grande parte de Minas Gerais, o norte do estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo registrem acumulados de mais de 60 mm.
As chuvas prometem aliviar o calor intenso e marcar o início do período chuvoso nas regiões centrais do Brasil, um fenômeno comum na primavera.

Doação de sangue Unidades da Hemominas terão funcionamento alterado no Natal
Shopping Horário de funcionamento especial de final do ano dos shoppings Multiplan
Datas especiais Sete Lagoas define pontos facultativos para Natal, Ano Novo e primeiros dias de 2026 Mín. 18° Máx. 26°

