
Uma pessoa com mais de 55 anos morre a cada quatro horas no Brasil vítima do consumo abusivo de álcool. É o que mostra um estudo do Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool (Cisa). Os motivos são as doenças em decorrência da dependência, como cirrose, outras complicações hepáticas, hipertensão e quadros de saúde mental relacionados a esse consumo.
O estudo com base em informações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra que as demais faixas etárias mantiveram índices estáveis na última década.
A faixa acima dos 55 foi, porém, foi a única que cresceu: passando de 22% para 35% do total das internações atribuídas ao álcool que levaram à morte nos últimos dez anos nesta faixa etária, segundo os dados da pesquisa.
Em comparação, a população dos 18 a 34 anos demonstrou queda, passando de 17,1% das internações atribuídas ao álcool que levaram à morte em 2010, para 11,8% em 2023, último ano do levantamento. A mortalidade entre os mais velhos se deve à própria condição do alcoolismo, uma doença que pode levar anos para apresentar efeitos. Além disso, ela se soma àquelas causadas pelo próprio envelhecimento.

HIV Brasil fica livre da transmissão do vírus HIV de mãe para filho, afirma OMS
Prevenção Dezembro Vermelho reforça a importância da prevenção ao HIV e às ISTs em Fortuna de Minas
PBH PBH reforça ações para reduzir tempo de espera para exames, consultas e cirurgias eletivas
Campanha Programa Filhos de Minas amplia cuidados no pré-natal e reforça acolhimento a gestantes vulneráveis
Dia D Prefeitura de Sete Lagoas promove grande mobilização no Dia D Contra o Aedes aegypti neste sábado, 29
Sangue URGENTE: ex-padre e ex-vereador Claudinei Dias precisa de doação de sangue para vencer câncer na medula óssea Mín. 18° Máx. 25°


