
Em uma iniciativa pioneira em Minas Gerais, o Sistema Fecomércio MG investe em tecnologia de ponta para a promoção da diversidade, equidade e inclusão, com a aquisição de 45 óculos OrCam MyEye 2.0 para pessoas estudantes e colaboradoras com deficiência visual do Senac.
Todas as unidades educacionais do estado, além da sede administrativa localizada na capital, receberão o equipamento. O investimento para a compra dos instrumentos foi de cerca de R$ 700 mil.
O OrCam MyEye 2.0 é um dispositivo de tecnologia assistiva vestível que pesa apenas 22,5 gramas, com câmera com resolução de 13 Megapixel. Funciona sem fio e não requer conexão com a internet. Com recursos de Inteligência Artificial (IA), o aparelho é uma revolução no auxílio à inclusão, impacta positivamente o processo laboral e de ensino-aprendizagem e permite que pessoas com deficiência visual acessem informações de maneira mais independente e eficaz.
De acordo com o analista de Diversidade, Equidade e Inclusão do Senac, Bruno da Silva Paulo, que tem deficiência visual, a nova ferramenta traz um mundo de possibilidades. “Permite ler livros, documentos e telas de computador em voz alta, facilitando o acesso à informação, e identificar rostos de pessoas conhecidas e de produtos, cédulas de dinheiro e cores, tornando as atividades do dia a dia mais práticas”, explica. O OrCam MyEye 2.0 auxilia também na orientação espacial, indicando a localização exata de objetos e pessoas.
O presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, Nadim Donato, destaca que o principal objetivo da iniciativa é “reduzir as barreiras que impedem a participação plena de pessoas com deficiência visual nas atividades educacionais e profissionais, proporcionando mais autonomia e independência para que pessoas estudantes e colaboradoras possam realizar suas tarefas com mais facilidade. Isso gera mais oportunidades, melhora a qualidade de vida em diversos contextos e ambientes e é fundamental para termos uma sociedade mais justa e inclusiva”.
Em Conselheiro Lafaiete, a aluna do curso Técnico em Estética, Adriana Martins Rosa, 42 anos, já experimentou o equipamento e ficou impressionada. “Eles leem os textos em voz alta e têm outros recursos que facilitam muito o aprendizado”. Ela perdeu cem por cento da visão, ainda bebê em função de uma doença grave. Casada, sem filhos e orgulhosa de ser totalmente independente, Adriana avalia que a tecnologia vai contribuir para sua formação profissional. “Acredito que o instrumento vai me ajudar a melhorar meu desempenho nas aulas, me deixando mais perto do meu grande sonho: trabalhar como massagista”, afirma.
O Senac tem ampliado os investimentos em várias frentes de atuação, reforçando o compromisso com a diversidade, equidade e inclusão. O conteúdo dos cursos, materiais didáticos e mobiliário recebem adaptações para atender às pessoas com deficiência. Além do OrCam MyEye 2.0, a instituição já possui outros recursos de tecnologia assistiva: teclado ampliado com contraste, lupas eletrônicas e analógicas, teclado em Braille, software leitor de tela, reglete e máquina Braille Parckings, material impresso com fontes ampliadas ou em Braille e tela ampliadora. E ainda oferece o suporte de profissionais de apoio pedagógico especializados, quando necessário.

Sete Lagoas Câmeras do sistema Guardião 7L flagram furto de plantas em praça pública de Sete Lagoas
Santana de Pirapama Aluno leva faca para escola e ameaça colega em Santana de Pirapama
Educação Unidades de educação infantil recebem plantios de mudas da Escola Verde
Mobilidade urbana Prefeito Douglas Melo esclarece intervenção em ciclovias
Saúde pública Levantamento de incidência do Aedes aegypti classifica BH como área de baixo risco
Transporte público PBH realiza operação especial de transporte para atender locais de provas do Enem
Acidente Boas notícias: jovem Mateus Fillipe reage muito bem e está em progressiva recuperação no Hospital Municipal de Sete Lagoas
Futsal Torneio de futsal reúne alunos da rede municipal em projeto de prevenção à violência
Premiação PBH recebe prêmio internacional com projeto para enfrentamento do calor e inundações Mín. 17° Máx. 26°


