Segunda, 01 de Setembro de 2025
25°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades Gastronomia

Viradão Gastronômico reúne 25 estabelecimentos do Hipercentro para brindar a Virada Cultural

Edição comemorativa da Virada Cultural promete reunir uma ampla variedade de expressões artísticas, ocupando praças, ruas, viadutos e equipamentos

22/08/2025 às 14h12
Por: Redação
Compartilhe:
A singular culinária mineira (Foto: Mateus Baranowski)
A singular culinária mineira (Foto: Mateus Baranowski)

10ª edição da Virada Cultural vai além da cultura e envolve também a gastronomia. O Viradão Gastronômico, em correalização com o Sebrae Minas, chega à sua quarta edição com a participação de 25 estabelecimentos que servirão comidas e bebidas especiais para brindar a Virada, que movimentará Belo Horizonte com mais de 24 horas ininterruptas de programação gratuita no Hipercentro neste sábado (23) e domingo (24). As opções dos cardápios não ultrapassam o valor de R$ 20. Os estabelecimentos participantes do Viradão Gastronômico e os pratos podem ser conferidos neste link

Esta edição comemorativa da Virada Cultural promete reunir uma ampla variedade de expressões artísticas, ocupando praças, ruas, viadutos e equipamentos. Assim como a programação cultural, o Viradão Gastronômico destaca a diversidade que ocupa o Hipercentro com uma rota de três tempos, valorizando ainda mais três lugares icônicos: Mercado Central, Mercado Novo e Edifício Maletta.

São espaços históricos e democráticos, que acolhem diferentes públicos e se mantêm como verdadeiros pontos de encontro. A proposta é incentivar a visita e a permanência nesses lugares, garantindo sua continuidade como polos de convivência e cultura. O trajeto conecta referências clássicas e simbólicas, como a Cantina do Lucas, no Maletta; o tradicional Comercial Sabiá, no Mercado Central; e a contemporânea Cozinha Tupis, no Mercado Novo.

Entre petiscos, quitutes, refeições e drinks, o circuito vai de bares tradicionais, os “Bares com Alma” - históricos e icônicos da capital listados pelo projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur - a lugares recém-inaugurados, contemplando também lanchonetes, barraquinhas da Feira da Afonso Pena e cafeterias.

O Viradão destaca diferentes tradições gastronômicas que habitam o circuito da Virada. A culinária mineira é a grande estrela, com pratos como o Pão de Queijo Viradão, com cafezim coado, da Cafeteria Bendito Grão; o Pireco Lanche Feliz, do Bar Pirex; ou a canjiquinha de milho, do Portaria. Para além de Minas, a curadoria traz pratos que ressaltam os sabores da Bahia, em lugares como o Acarajé da Dodô; do Pará, no Flor de Jambu; e da Espanha, na La Bocaderia Central. Tem ainda opções vegetarianas e veganas como o strogonoff vegano do Sula Gastronomia e Cultura ou a abobrinha recheada, do Del Ruim Bar.

"O Viradão Gastronômico reforça a importância de Belo Horizonte como referência nacional em gastronomia, com a valorização da cultura local, o fortalecimento dos pequenos negócios de alimentação e o impulsionamento ao turismo e à economia criativa. Esse evento grandioso é mais uma celebração da diversidade e tradição que fizeram a capital mineira ser reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia, em 2019, pela Unesco”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

A curadoria é mais uma vez assinada pela jornalista especializada em gastronomia Lorena Martins e busca celebrar a cidade em sua essência mais democrática e plural, enxergando o centro da cidade como ponto de encontro de diferentes gerações, estilos e sabores. “Cada prato oferecido carrega histórias que atravessam gerações. E para brindar essa ocupação festiva, temos bebidas que convidam à celebração coletiva para reafirmar o Centro como espaço de convivência, de acesso democrático à cultura e de valorização da comida que conta a história da nossa cidade”, comenta a curadora.

Virada Cultural

Realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto João Ayres, a Virada Cultural conta também com a Parceria Cultural do Sistema Fecomércio, por meio do Sesc em Minas. O patrocínio é da  AngloGold Ashanti, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Xeque Mate. 

Desde que foi criada, em 2013, já envolveu mais de 18 mil artistas e profissionais da cultura, alcançou quase 8,5 milhões de pessoas e apresentou cerca de 3,3 mil atrações, somando 240 horas de programação gratuita. Ao completar sua 10ª edição, o evento se consolida como espaço de liberdade criativa e de construção de memórias compartilhadas e de confluência de ações intersetoriais, reafirmando seu papel como uma das maiores celebrações culturais de Belo Horizonte.

Mais do que um festival, a Virada Cultural de BH reafirma, nesta edição especial, seu papel como plataforma de encontro, diversidade e diálogo social, fortalecendo a economia criativa e oferecendo oportunidades para artistas de diferentes linguagens e trajetórias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG
Sobre o município Notícias de Belo Horizonte - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 14h01 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 14° Máx. 27°

Ter 26°C 13°C
Qua 26°C 13°C
Qui 26°C 11°C
Sex 29°C 12°C
Sáb 29°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio