O projeto adotado pela Prefeitura de Belo Horizonte para a Qualificação da Atenção Primária por meio de Parceria Público Privada (PPP) foi apresentado nessa segunda-feira (1º) ao governo federal. Em visita à capital, o secretário adjunto do Ministério da Saúde, Ilano Barreto, conheceu a estrutura do Centro de Saúde Dom Orione, uma das unidades construídas por PPP. O representante do governo federal foi acompanhado pelo subsecretário de Planejamento Estratégico e Tecnologia em Saúde, Marcelo Alves Mourão.
“Pudemos comprovar que o modelo adotado em Belo Horizonte proporciona condições de estrutura muito adequadas para que a Atenção Primária possa, de fato, impactar na vida das pessoas. Entendo que o Ministério da Saúde precisa avaliar melhor e acompanhar como esse modelo funciona, para que possamos contribuir para estreitar essa relação”, afirmou Ilano Barreto.
A nova sede do centro de saúde Dom Orione iniciou as atividades em novembro de 2024. Parte dos recursos para a construção da unidade foi financiada por meio do novo PAC, do governo federal. Durante a visita, foram apresentadas as características e os diferenciais do modelo de PPP implantado em Belo Horizonte.
O centro de saúde é referência para cerca de 16 mil moradores dos bairros Dom Orione, Ouro Preto e São Luís. A unidade conta com três Equipes de Saúde da Família, pediatra, ginecologista, médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem, além de uma equipe de Saúde Bucal e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O atendimento à população também é prestado por farmacêutico, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e nutricionista.
A estrutura é totalmente acessível às pessoas com mobilidade reduzida e conta com 17 consultórios, sendo um odontológico, além de salas de espera, triagem, procedimentos, curativos, coleta, vacinação, higienização e um espaço multiuso.
O projeto de qualificação da Atenção Primária da Prefeitura tem como objetivo garantir uma melhor infraestrutura, conforto aos usuários e funcionários, revestimento de fácil higienização, acessos independentes, humanização dos ambientes, ambientes com número suficiente de consultórios e salas que suportam o incremento de recursos humanos e, principalmente, o conforto e a qualidade do atendimento à sua população referenciada.
Até o momento já foram entregues 56 centros de saúde construídos ou reconstruídos por meio da PPP. Neste momento estão em construção cinco unidades: Itamarati – cuja entrega está prevista para este ano –, Alameda dos Ipês, Parque Centenário, Jardim Felicidade e Minas Caixa. Estas quatro com previsão de entrega para 2026.
Mín. 14° Máx. 28°