Quarta, 19 de Novembro de 2025
27°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Educação Equidade

Escolas municipais recebem selo em reconhecimento ao ensino de história afro-brasileira e indígena

Iniciativas pedagógicas que valorizam a diversidade cultural são premiadas por promover inclusão e representatividade.

19/11/2025 às 16h17 Atualizada em 19/11/2025 às 16h49
Por: Redação
Compartilhe:
Entrega de certificados do Projeto Reverbera
Entrega de certificados do Projeto Reverbera

Cinco escolas municipais de Belo Horizonte receberam o selo de reconhecimento “Reverbera Culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas nas escolas”, ação realizada pela Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), em parceria com o Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT-MG). A iniciativa premiou propostas que valorizam o ensino da história afro-brasileira e indígena em Belo Horizonte. 

As instituições prestigiadas foram a Escola Municipal da Vila Pinho (Barreiro), Escola Municipal Florestan Fernandes (Norte), Escola Municipal Presidente Itamar Franco (Barreiro), Escola Municipal Professor Mário Werneck (Oeste) e a Escola Municipal de Educação Infantil Santa Cruz (Nordeste).

A cerimônia de entrega do selo foi realizada nessa terça-feira (18), durante o Festival Reverbera, no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Campus Pampulha. 

Durante a abertura do evento, a diretora da Diretoria de Políticas Afirmativas da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Rosane Pires, fez um discurso sobre a experiência dela como uma mulher negra. Ela relembrou a infância e descreveu a insegurança e medo de não ser acolhida no espaço escolar. “Essa memória pessoal tão viva em mim é o que me impulsiona hoje a estar aqui defendendo com todas as minhas forças uma educação que veja, que ouça, que escute e que celebre cada estudante em sua plenitude, em sua ancestralidade, em sua singularidade”, enfatizou.

A diretora da escola Professor Mário Werneck, Eliana Milagres, comemorou a conquista do selo. “É muito importante, por ser um reconhecimento de um trabalho feito com tanta dedicação. O projeto Reverbera deu visibilidade aos nossos trabalhos realizados.”

Walquíria Almeida de Jesus, coordenadora pedagógica da EMEI Santa Cruz, destacou o interesse dos pequenos pelo projeto, que tinha como centralidade chás feitos com ervas medicinais. “As crianças participam realmente das atividades. Se você chamar qualquer estudante hoje lá na horta, ela consegue identificar e dizer onde estão os itens plantados”, disse.

O Festival Reverbera

O Festival Reverbera acontece dentro da programação festiva do Novembro Negro, da UFMG. O projeto iniciou suas atividades no final de maio, com a escuta de parceiros, com o objetivo de formar uma rede e reverberar as ações já existentes nas escolas. Cada escola selecionada para o selo recebeu uma bolsa-prêmio no valor de R$ 8 mil pela iniciativa para realizar os projetos, custeada pelo MPT-MG

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG
Sobre o município Notícias de Belo Horizonte - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
27°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Qui 29°C 15°C
Sex 30°C 16°C
Sáb 31°C 18°C
Dom 20°C 17°C
Seg 24°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio