
Cinco escolas municipais de Belo Horizonte receberam o selo de reconhecimento “Reverbera Culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas nas escolas”, ação realizada pela Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), em parceria com o Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT-MG). A iniciativa premiou propostas que valorizam o ensino da história afro-brasileira e indígena em Belo Horizonte.
As instituições prestigiadas foram a Escola Municipal da Vila Pinho (Barreiro), Escola Municipal Florestan Fernandes (Norte), Escola Municipal Presidente Itamar Franco (Barreiro), Escola Municipal Professor Mário Werneck (Oeste) e a Escola Municipal de Educação Infantil Santa Cruz (Nordeste).
A cerimônia de entrega do selo foi realizada nessa terça-feira (18), durante o Festival Reverbera, no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Campus Pampulha.
Durante a abertura do evento, a diretora da Diretoria de Políticas Afirmativas da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Rosane Pires, fez um discurso sobre a experiência dela como uma mulher negra. Ela relembrou a infância e descreveu a insegurança e medo de não ser acolhida no espaço escolar. “Essa memória pessoal tão viva em mim é o que me impulsiona hoje a estar aqui defendendo com todas as minhas forças uma educação que veja, que ouça, que escute e que celebre cada estudante em sua plenitude, em sua ancestralidade, em sua singularidade”, enfatizou.
A diretora da escola Professor Mário Werneck, Eliana Milagres, comemorou a conquista do selo. “É muito importante, por ser um reconhecimento de um trabalho feito com tanta dedicação. O projeto Reverbera deu visibilidade aos nossos trabalhos realizados.”
Walquíria Almeida de Jesus, coordenadora pedagógica da EMEI Santa Cruz, destacou o interesse dos pequenos pelo projeto, que tinha como centralidade chás feitos com ervas medicinais. “As crianças participam realmente das atividades. Se você chamar qualquer estudante hoje lá na horta, ela consegue identificar e dizer onde estão os itens plantados”, disse.
O Festival Reverbera
O Festival Reverbera acontece dentro da programação festiva do Novembro Negro, da UFMG. O projeto iniciou suas atividades no final de maio, com a escuta de parceiros, com o objetivo de formar uma rede e reverberar as ações já existentes nas escolas. Cada escola selecionada para o selo recebeu uma bolsa-prêmio no valor de R$ 8 mil pela iniciativa para realizar os projetos, custeada pelo MPT-MG
Futebol Atlético levará até jogadores lesionados para a final da Sul-Americana
Negócios Aeroportos de Confins e da Pampulha são vendidos em negociação bilionária
Planejamento urbano Prefeitura de BH realiza operação para combater publicidade irregular
Posse Ex-presidente do Cruzeiro vai assumir mandato de deputado federal
Obras PBH conclui obras de infraestrutura na Rua dos Custódios, na região Nordeste
Prevenção Ações preventivas da PBH reduzem em 77% os incêndios em parques municipais
Belo Horizonte Semana Hip-Hop celebra a força das culturas urbanas em BH a partir desta terça-feira (11)
Parceria PBH e órgãos federais homologam acordo para reassentar famílias e avançar nas obras na BR-381
Vale título De Sete Lagoas ao Paraguai, atleticanos se preparam para a grande final sulamericana Mín. 17° Máx. 28°
