
O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança anunciou ter reunido 66 assinaturas de parlamentares para protocolar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe a extinção da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho (MPT). O total ultrapassa com folga o mínimo exigido — 27 apoios — para que a proposta seja apresentada e passe pela análise inicial na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Pelo texto, as ações e disputas trabalhistas deixariam de ser julgadas por um ramo especializado do Judiciário e passariam à competência da Justiça Federal ou da Justiça Estadual. A medida encerraria a atuação da Justiça do Trabalho, criada em 1941 e incorporada ao Poder Judiciário pela Constituição de 1988. A PEC também prevê a redistribuição das atribuições do MPT para outros ramos do Ministério Público, promovendo uma ampla reorganização do sistema de fiscalização e tutela dos direitos trabalhistas.
Ao defender a proposta, Luiz Philippe afirma que o modelo atual seria oneroso, excessivamente litigioso e politizado, sustentando que a transferência de competências poderia tornar os processos mais céleres e eficientes. Em sentido oposto, entidades como a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e integrantes do Ministério Público do Trabalho alertam que a extinção do ramo especializado enfraqueceria a proteção aos trabalhadores, eliminaria a expertise técnica acumulada e poderia provocar sobrecarga significativa nos demais tribunais.


CORDISBURGO Câmara de Cordisburgo aprova LDO 2027 e 56 medalhas a estudantes em reunião extraordinária
BELO HORIZONTE Quaest divulga primeira pesquisa presidencial em 10 estados para as eleições de 2026
SETE LAGOAS Lula sanciona lei que cria o “Pix Pensão” para pagamento automático de pensão alimentícia
ELEIÇÕES 2026 Eleitor sem biometria poderá votar nas Eleições 2026; entenda as regras
BELO HORIZONTE Nova pesquisa mostra Lula à frente de Flávio Bolsonaro e liderando todos os cenários de segundo turno
BELO HORIZONTE Justiça mantém indenização a filho de vítima da ditadura militar em Minas Gerais
POLÍTICA Assessoria de Cleitinho contradiz Republicanos e afirma que senador será candidato ao Governo de Minas
CENÁRIO ELEITORAL Republicanos anuncia que Cleitinho não será candidato ao Governo de Minas
BELO HORIZONTE Marília Campos lidera disputa ao Senado em Minas; Aécio Neves aparece em empate técnico Mín. 14° Máx. 28°

