
O senador Carlos Viana (PSD-MG) destinou R$ 25 mil da cota parlamentar do Senado Federal para uma emissora de televisão ligada à Fundação Oásis, entidade investigada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeitas envolvendo emendas parlamentares.
Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (30), o pagamento foi realizado em agosto de 2025 à Fundação Educativa e Cultural Edilson Brandão Guimarães, responsável pela TV Serra Geral, em Janaúba, no Norte de Minas.
A justificativa apresentada para o repasse foi “divulgação de atividade parlamentar”.
A entidade é presidida por Flávio Henrique Félix Corrêa, que também comanda a Fundação Oásis, organização apontada nas investigações como ligada à Igreja Batista da Lagoinha.
O caso está sendo apurado pelo STF após denúncia apresentada pelos deputados federais Rogério Correia (PT-MG) e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ).
Na última semana, o ministro Flávio Dino determinou que a Controladoria-Geral da União (CGU) inclua a Fundação Oásis no plano anual de auditorias de 2026.
A decisão prevê análise dos repasses federais destinados à entidade nos últimos cinco anos, especialmente os vinculados a emendas indicadas por Carlos Viana.
Segundo o ministro, há “dúvidas, omissões e contradições” sobre a destinação dos recursos.
Prefeituras citadas na investigação afirmaram ao STF que a Fundação Oásis teria sido indicada diretamente como beneficiária das emendas parlamentares.
Relatórios da CGU também apontaram possíveis irregularidades na execução de parte dos recursos, incluindo ausência de chamamento público e valores mantidos sem utilização por longos períodos.
De acordo com a investigação, os repasses ligados ao chamado “ecossistema Lagoinha-Valadão” podem chegar a cerca de R$ 9 milhões em recursos federais.
Procurado, Carlos Viana afirmou que o pagamento à TV Serra Geral teve como finalidade a divulgação de ações do mandato parlamentar.
“Todas as notas fiscais referentes aos pagamentos feitos pelo mandato são públicas, fiscalizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e publicadas no Portal da Transparência”, declarou o senador.
SETE LAGOAS Motorista é condenado a mais de 7 anos de prisão por morte de motociclista de Sete Lagoas em Baldim
SETE LAGOAS Duas alunas denunciam professor por importunação e assédio sexual em escola de Sete Lagoas
SETE LAGOAS Lei que estabelece regras para postos de combustíveis será discutida em audiência pública em Sete Lagoas
ELEIÇÕES 2026 Propaganda eleitoral começa neste domingo (16); veja o que candidatos e eleitores podem fazer
SETE LAGOAS Golpistas usam nome de escritório de advocacia tradicional de Sete Lagoas para enganar clientes
SETE LAGOAS Sete Lagoas recebe 18ª Festa em Honra a Nossa Senhora do Rosário neste fim de semana Mín. 16° Máx. 30°
