
O sertão não virou mar, mas parte da areia de algumas praias do Espírito Santo correm esse risco. Em Guarapari, por exemplo, um dos locais mais visados por turistas mineiros, a praia de Meaípe precisou ser isolada e interditada por causa da força das ondas que destruíram árvores, asfalto e muros de queda-mar.
É o que explica o gerente da Defesa Civil de Guarapari, Romildo Scalzer. "A orla de Meaípe já vinha sendo monitorado há quatro anos, mas desde o dia 30 de julho uma ressaca forte formada por um ciclone que atinge a região sudeste causou os estragos e a área precisou ser isolada e interditada há alguns dias".
Segundo ele, foram destruídos 250 metros de muro de proteção - aquele que divide a orla da areia, e o mar veio tomando conta de uma grande faixa de areia na região. Para se ter uma ideia, a Defesa Civil precisou isolar um raio de aproximadamente 370 metros no local para evitar riscos. E ainda há a possibilidade de que esse raio se estenda ainda mais.
"Com as ondas atualmente a uma altura de mais de um metro e muita força, não há condições de se entrar no mar, até mesmo pela quantidade de escombros puxados pela água. Mas no momento, o perigo maior são as pedras que ficavam submersas e agora foram descobertas. O que não era perigo no passado, agora é", explica ainda.
Também passam por situação semelhante no Estado capixaba cidades como Anchieta, Marataízes, Piúma, Linhares, entre outras.
A prefeitura de Guarapari divulgou a seguinte nota em suas redes sociais:
O Prefeito Edson Magalhães esteve na Praia de Meaipe nesta segunda-feira, 14, e segundo ele a situação é preocupante e precisa de obras emergenciais. O município está tomando as providências cabíveis, dentro da legislação, para realização de uma obra emergencial no local da erosão, um levantamento técnico já esta sendo realizado e a obra será iniciada conforme a finalização dos procedimentos legais . Na próxima quarta-feira, 16, o prefeito irá se reunir com o governador Paulo Hartung, em busca de recursos para a realização dessas obras emergenciais.
A Defesa Civil informa que juntamente com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e a Codeg vem realizando vistorias constantes na região. Hoje a equipe expandiu a área de isolamento e o local foi cercado com gelo baiano e arame. A prefeitura juntamente com a Escelsa providenciou a retirada de dois postes que estavam em área de risco.

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 20° Máx. 27°


