
O Brasil é o país que lidera o ranking que mais mata LGBTs do mundo, em contrapartida, somos o povo que mais busca pornografia trans na Internet em todo o globo terrestre. Em Sete Lagoas não temos muito a comemorar. Apesar da ciência dos atos, as Polícias Militar e Civil não possuem dados estatístico para o município por não haver no registro um elo que remeta a causa à homofobia.
Combatendo a intolerância e abrindo portas para uma nova consciência popular, o Movimento LGBT de Sete Lagoas deu início na terça-feira (05) à Semana da Diversidade com atividades variadas. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas.

Uma das causas de maior constrangimento para trans mulher e trans homem é a questão do nome civil que, em sua maioria, não representa a identidade de gênero ao qual se reconhecem. Pensando nesta necessidade o Movimento LGBT de Sete Lagoas, em parceria com a Defensoria Pública, realizou o primeiro mutirão para retificação de registro civil, promovendo uma real transformação na vida de pessoas que lutam a anos para conquistarem o direito a serem reconhecidos por suas identidades de gênero e serem chamados por seus nomes sociais.
Na terça-feira foram registradas as primeiras atividades da semana, na sede do Sindute. Na quarta-feira pela manhã houve o mutirão da retificação de nome e à noite foi realizada a entrega da premiação Respeito e Cidadania. No feriado de 7 de Setembro, o principal evento é a Marcha dos Excluídos, logo após a parada militar. Já na sexta-feira haverá teste rápido de HIV no Cat. Sábado vai acontecer o esporte na Lagoa Boa Vista e domingo, no mesmo local, a Parada LGBT.
O ponto alto da semana se dará com a 6ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Sete Lagoas, que neste ano traz o tema: “Não é preciso ser Trans para lutar contra a transfobia”. O evento será no palco do Parque Náutico da Lagoa Boa Vista, neste domingo, dia 10 de setembro, a partir das 14 horas, com atrações artísticas de Sete Lagoas, Belo Horizonte e região, e conscientização popular.
Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 20° Máx. 27°

