
Nos dias 30 e 31 de outubro, acontecerá, em Belo Horizonte, o 5º Colóquio de Proteção do Consumidor de Seguros e pela primeira vez o Procon Municipal de Sete Lagoas recebeu com muito orgulho o convite para comparecer e participar das atividades desenvolvidas juntamente com outros 12 Procons do estado de Minas Gerais.
O projeto de aproximação entre o setor de seguros e os Procons é coordenado pelo consultor Ricardo Morishita Wada, o Colóquio de Proteção do Consumidor de Seguros foi idealizado e realizado pela primeira vez no ano de 2015, elaborado pela CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), sendo fruto do amadurecimento das discussões do mercado segurador sobre a necessidade de aprimoramento dos canais de diálogo com as entidades de proteção do consumidor, conferindo a estas a oportunidade de expor os principais motivos de reclamações relacionados ao setor de seguros, e às empresas a oportunidade de explicar conceitos e aspectos técnicos, e também de apresentar soluções para os motivos mais reclamados.
Foram realizadas quatro edições do Colóquio de Proteção do Consumidor de Seguros, nos anos de 2015, 2016 e 2017, nas regiões centro-oeste, sul, norte e nordeste do país. Em duas delas, contou-se com aproximadamente 70% do público composto por representantes de Entidades de Defesa do Consumidor. O formato do evento é dividido em dois dias. A programação do primeiro dia oferece a oportunidade de apresentar os fundamentos do seguro e do mercado segurador brasileiro, e de esclarecer aspectos gerais; já no segundo dia, é dada a palavra aos Procons participantes, que apresentam os principais motivos de reclamação dos consumidores da região quanto aos produtos do setor de seguros, além de esclarecer os seus procedimentos de atuação e sua perspectiva sobre os temas selecionados.
Como resultado dos eventos, tem-se vivido um importante momento de estreitamento das relações entre as entidades de proteção de defesa do consumidor e as companhias seguradoras, sendo possível o endereçamento e solução de questões de forma mais objetiva, as empresas tem identificando os pontos falhos em seus processos, em especial no tratamento com seus clientes, agindo de forma preventiva e incorporando a cultura da defesa do consumidor em sua política institucional, a realização do Colóquio possibilita levar as relações de consumo de seguros a um novo patamar, mais transparente e harmônico.
O Procon/SL atende pelos telefones 151 / (031) 3772-5140 ou pessoalmente na sede do órgão, que fica na Rua Cônego Raimundo, 32 - Centro. Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 17:30 horas (distribuição de senhas para atendimento até as 16 horas).
Ascom Procon/SL

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 20° Máx. 27°

