
Reuniram-se na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, no dia 19 de setembro, o gerente do Procon Municipal de Sete Lagoas, Carlos Alberto de Andrade Rocha, o deputado estadual Douglas Melo - vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte - e o coordenador do Procon-MG, promotor de Justiça Amauri Artimos da Matta. Em pauta, o envio do requerimento n°8.532/2017 confeccionado pelo deputado à Comissão solicitando que seja implantada em Sete Lagoas a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (DECON).
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê, em seu artigo 5º, inciso III, a necessidade do Estado criar delegacias de polícia especializadas no atendimento de consumidores vítimas de infrações penais de consumo. De acordo com o CDC, são considerados crimes contra as relações de consumo, entre outros:
A delegacia especializada em crimes contra o consumidor (DECON) faz parte da estrutura da Polícia Civil. Com isso, tem poderes de investigar e reprimir a infração penal ao direito do consumidor a partir da denúncia de atos ilegais. O relato do consumidor é imprescindível para apuração do indício de algum ato ilegal, inicia-se assim a apuração das infrações penais de consumo, por meio do inquérito policial ou do termo circunstanciado de ocorrência. Uma vez concluído o inquérito policial, seu resultado é enviado ao Poder Judiciário, que abre vista ao promotor de Justiça. Comprovada a ocorrência de ilícito penal, começa a fase processual. Caso contrário, o procedimento é arquivado.
Somente no ano de 2016 o Procon/SL registrou cerca de 4.356 reclamações de violação de direitos contra o consumidor. Foi realizada uma análise minuciosa, onde foi detectada a necessidade da inserção da DECON para que população atendida pelo órgão na região tenha maior respaldo legal e consequentemente um melhor atendimento de suas demandas.
O Procon/SL visa estreitar os laços e a comunicação entre os órgãos públicos com a finalidade de garantir o bem maior para a sociedade, preservando assim o direito e os deveres de consumidores e fornecedores.
Ascom Procon/SL

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 20° Máx. 27°

