
Um projeto pioneiro da CNH Industrial, uma das líderes globais no setor de bens de capital, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem promovido a troca de conhecimento entre indústria e ensino superior. Estudantes do curso de Design, da Escola de Arquitetura, estão tendo acesso às fábricas de Sete Lagoas e Contagem, que produzem veículos comerciais e equipamentos de construção, para aulas práticas de novas disciplinas, e tendo a oportunidade de acompanhar toda a inovação tecnológica desenvolvida, seguindo as tendências mundiais.
No começo deste ano foram criadas duas matérias semestrais. “Acessibilidade em Máquinas Off-Road” tem como objetivo pensar no design e meios de acesso para pessoas com mobilidade reduzida aos equipamentos de construção do futuro, tendo retroescavadeiras e motoniveladoras como foco em 2017. A disciplina “Acessibilidade em Veículos de Transporte Urbano e Inter-Estadual”, por sua vez, visa o desenvolvimento de modelos de representação relacionados a estudos de otimização ou criação de soluções para o acesso aos usuários de veículos de transporte público coletivo, considerando pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ambas são desenvolvidas em parceria com as marcas CASE Construction Equipment, New Holland Contruction e IVECO BUS, são extracurriculares e optativas, com 30 horas de duração em um total de 10 aulas.
A primeira turma já apresentou os trabalhos finais da matéria, encerrando de forma bem-sucedida e abrangente. “Por meio dessa parceria, os alunos se capacitam a resolver problemas reais do mercado, enquanto a CNH Industrial recebe ideias disruptivas que dificilmente surgiriam em paralelo às atividades do dia a dia”, afirmou o responsável pela área de Inovação em Máquinas de Construção da CNH Industrial, Thiago Figueiredo.
O gerente de Marketing de Produto da IVECO BUS para a América Latina, Gustavo Serizawa, explica que a disciplina Acessibilidade em Veículos visa a ampliação da discussão sobre a prática do Design na fabricação dos veículos de transportes urbanos de forma abrangente e para toda a rede e cadeia relacionadas. “Os estudos seguem uma abordagem sustentável, relacionada ao bem-estar dos usuários, atentos ao surgimento de novas exigências e à tendência de crescimento da expectativa de vida da população mundial ativa e o consequente aumento do número de usuários ativos mas com dificuldades de movimentação. Esse tipo de cooperação é uma ponte muito importante entre o meio acadêmico e a indústria, proporcionando excelentes resultados para toda a sociedade”, afirmou.
Os estudantes vão participar do evento IVECO BUS Experience, no Complexo Industrial da CNH Industrial em Sete Lagoas, com representantes de toda a cadeia, para apresentar o workshop “Próxima Parada 2030 – o Futuro já Começou”. O objetivo será desenvolver modelos para otimizar e criar soluções para o acesso aos usuários de veículos de transporte público coletivo, incluindo pessoas com mobilidade reduzida.
Segundo o professor e subcoordenador do curso de Design da Escola de Arquitetura da UFMG, Leonardo de Oliveira, é muito importante oferecer aos alunos matérias interdiciplinares, que diferenciam seus currículos e dão oportunidade de desenvolver estudos específicos. “Este tipo de parceria coloca os alunos em contato com o mundo real e demandas reais, possibilitando experimentações importantes e ganho de maturidade”, disse.
Da Redação com Página 1

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 20° Máx. 27°

