
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos em Curvelo, obteve liminar que obriga o município a dar assistência a um morador de rua. Ele recebeu alta do Hospital Imaculada Conceição, mas não pode sair pois precisava de cuidados de terceiros. O município deverá prover o serviço adequado de pós-alta hospitalar ao paciente, valendo-se de estruturas já existentes, seja por meio de contratação direta de entidade, clínica, profissionais ou centro de reabilitação. A decisão foi proferida pela Justiça após pedido do MPMG em uma Ação Civil Pública.
O MPMG também instaurou Inquérito Civil Público (ICP) para apurar a inexistência de política pública para proteger a população em situação de rua no município. O ICP foi instaurado após constatação da omissão da prefeitura no caso desse morador de rua que recebeu alta do hospital e não pode ser encaminhado a lugar nenhum.
Requerimento apresentado pelo Hospital Imaculada Conceição pedia providências para resolver a situação do paciente, que se encontra internado desde o dia 20 de setembro em situação de alta, mas que precisa do acompanhamento de terceiros para poder sair. O paciente já havia sido internado e liberado antes, tendo sido acolhido pelos irmãos nas outras ocasiões.
No entanto, ele retornou ao hospital e, quando foi liberado, os irmãos não quiseram se comprometer a acolhê-lo. Em vista disso, o hospital acionou a Secretaria de Assistência Social do Município de Curvelo, mas foi informado que o município não tem políticas públicas para esse público. A Secretaria Municipal de Saúde também havia se recusado a atender a demanda.
Da Redação com a Superintendência de Comunicação Integrada

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 18° Máx. 26°

