
É notório em Sete Lagoas que muitas residências, sobretudo de conjuntos habitacionais, sofrem com a intermitência no abastecimento de água, por falta de caixas d’água com capacidade ideal para atender os moradores. Para contornar a situação, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), cria a Norma Técnica – NT/SAAE–003/2017, que estabelece critérios para dimensionamento de reservatórios prediais, a fim de evitar problemas de desabastecimentos com possíveis interrupções no sistema de fornecimento público de água.
Tal normativa justifica-se uma vez que, a NBR 5626 prevê que a concessionária deve fornecer o valor estimado do consumo de água por pessoa por dia, em função do tipo de uso do edifício. Dentre as normas, vale destacar: os prédios, residências e residenciais populares com até cinco pessoas deverão ser providos de reservatório de água com volume não inferior a 1000 litros, além daquele destinado ao combate a incêndio, conforme estabelecido por Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para as novas construções e projetos deverá ser adotado um consumo "per capita" de 200 litros por habitante por dia para casas populares ou rurais, residências e apartamentos.
O dimensionamento de reservatórios para loteamentos deverá atender a população total em fim de plano, com uma autonomia de dois dias de abastecimento. A elaboração dos projetos, a execução das obras e o fornecimento dos equipamentos serão responsabilidade do empreendedor, sem qualquer ônus ao SAAE. As obras somente serão aceitas após a conclusão dos serviços e a realização dos testes normais de recebimento. Em casos onde o cálculo de consumo de água em valores onde não há reservatórios com capacidade igual disponíveis no mercado, deve-se instalar a caixa de água com volume superior, por exemplo: caso o consumo de água seja de 1200 litros deverá ser instalado uma caixa com capacidade superior a este consumo.
O reservatório deve ser um recipiente estanque, que possua tampa ou porta de acesso opaca, firmemente presa na sua posição, com vedação que impeça a entrada de líquidos, poeiras, insetos e outros animais no seu interior. Um dos maiores focos de proliferação do mosquito da dengue em Sete Lagoas são reservatórios de água – caso de bombonas e tambores – sem a vedação adequada. Confira no link, na íntegra, a Norma Técnica – NT/SAAE – 003/2017:
http://www.saaesetelagoas.com.br/uploads/conteudoarquivo_arquivo/81/normatecnica0032017.pdf
Ascom SAAE

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 18° Máx. 26°

