
A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou a campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, que é comemorado todo dia 1º de dezembro e tem por finalidade alertar toda a sociedade sobre essa doença.
Na primeira semana de dezembro, as Unidades Básicas de Saúde farão exames laboratoriais e testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV em cerca de 30 minutos. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e podem ser feitos, de forma anônima, nas Unidades Básicas de Saúde Belo Vale, Cidade de Deus, Luxemburgo, Itapuã, CDI I, e no ESF do bairro de Fátima. (Confira os dias de realização dos exames no fim deste texto).
No CEAE (Centro Estadual de Atenção Especializada, antigo CVV) os exames serão realizados nas tardes de quartas-feiras durante todo o mês de dezembro.
Além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo usuário.
A AIDS é uma doença que ataca o sistema imunológico. Isso se dá pela Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também se denomina e é causada pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Esse vírus pode ser transmitido sexualmente, por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes.
No Brasil, 36,7 milhões de pessoas vivem com vírus da HIV. E, atualmente em Sete Lagoas, são 1.601 pacientes cadastrados. Sendo 632 pacientes pertencentes ao município e o restante pertencentes aos 35 municípios da regional.
O primeiro caso de AIDS registrado no mundo foi no início da década de 80. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, contudo, foi descrita em 1981. A primeira vítima da doença foi a médica e pesquisadora dinamarquesa Margrethe P. Rask, que faleceu em 12 de dezembro de 1977 de uma doença que a deteriorou rapidamente. Seguido de alguns casos que foram reconhecidos nos Estados Unidos, em função de um conjunto de sintomas em pacientes homossexuais. Devido a isso, suspeitou-se que houvesse relação entre a doença e este estilo de vida. No entanto, não tardaram a surgir casos entre heterossexuais e crianças recém-nascidas. Apesar disso, as principais características epidemiológicas continuaram sugerindo que a doença era infecciosa, transmitida por via sexual, vertical e parental.
Há alguns mitos existentes sobre a transmissão do vírus. Abaixo, observa-se o que é mito, e o que é verdade sobre a transmissão do HIV.
Assim pega HIV:
Assim não pega:
Para prevenção recomenda-se, em relações sexuais, o uso de camisinha, que é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada.
Também é recomendado evitar o compartilhar seringas e outros objetos que furam ou cortam.
TRATAMENTO
Local
UBS Belo Vale – 4/12 – Manhã e tarde
UBS Cidade de Deus – 5/12 - Manhã
UBS Luxemburgo – 5/12 - Tarde
UBS Itapoã I – 6/12 - Manhã
UBS CDI I – 6/12 - Tarde
ESF Fátima – 7/12 – Manhã e tarde
CEAE – Toda quarta-feira de dezembro, à tarde
Ascom Saúde

Campanha de saúde Prefeitura de Prudente de Morais reforça importância do Novembro Azul para a saúde do homem
Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Campanha Cada Minuto Conta: a ação de conscientização no Dia Mundial do AVC
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas
Febre Confirmado novo caso de febre maculosa em Matozinhos
Vacinação Dia D de Multivacinação: salas estão abertas neste sábado (18) em Sete Lagoas
Depressão Tipos de depressão estão ligados a riscos diferentes para diabetes e doenças cardíacas
Saúde pública Prefeitura amplia acesso à saúde bucal com entrega do novo Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura de Matozinhos intensificou o combate à febre maculosa no último sábado (4) Mín. 16° Máx. 30°

