Domingo, 11 de Maio de 2025
25°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Brasil Seu bolso

Número de famílias endividadas cresce no país; cartão de crédito é o vilão

Alto índice de desemprego é uma das principais causas do grande endividamento

05/12/2017 às 09h22
Por: Redação
Compartilhe:
Cartão de crédito, o vilão (imagem ilustrativa)
Cartão de crédito, o vilão (imagem ilustrativa)

O percentual de famílias endividadas aumentou em 0,4 ponto percentual durante o mês de novembro. Este é o quinto mês seguido em que o indicador apresenta altas. Comparado com outubro, houve acréscimo de 0,4 ponto percentual.

Além disso foi apontado um recuo no número de famílias inadimplentes. A pesquisa foi divulgada, nesta segunda-feira (4), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Além de ser a quinta alta consecutiva no indicador, também houve incremento de 0,6 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado, quando o indicador alcançava 59,6% do total de famílias.

Para a economista da CNC, Marianne Hanson, “a taxa de desemprego ainda bastante alta ajuda a explicar a dificuldade das famílias em pagar suas contas em dia e o pessimismo elevado em relação à capacidade de pagamento”.

Inadimplência

Apesar da alta do percentual de famílias endividadas, a proporção daquelas com dívidas ou contas em atraso diminuiu em novembro, atingindo 25,8% das famílias, ante 26% em outubro. A segunda queda mensal consecutiva do indicador acontece após ele ter alcançado o maior patamar do ano em setembro (26,5%). Na comparação com novembro de 2016, entretanto, houve alta de 1,4 ponto percentual.

Nível e prazo de endividamento

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor aponta estabilidade no percentual de famílias que se declararam muito endividadas, que permaneceu em 14,6% do total. Na comparação anual, a variação foi de apenas 0,1 ponto percentual.

Já o percentual de famílias pouco endividadas teve leve alta de 0,9 ponto percentual na comparação mensal: passou de 24,5% para 24,6% do total de entrevistados – o que também indica estabilidade. Em relação ao mesmo período do ano passado este aumento foi de 0,6 ponto percentual.

O tempo médio de atraso para o pagamento de dívidas foi de 64,2 dias em novembro deste ano, superior aos 63,3 dias de novembro de 2016

Segundo a CNC, para 76,9% das famílias que possuem dívidas, o cartão de crédito permanece como a principal forma de endividamento, seguido de carnês (16,7%) e financiamento de carro (10,4%).

Da Agência Brasil


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 19h09 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 31°

Seg 24°C 16°C
Ter 23°C 14°C
Qua 23°C 14°C
Qui 25°C 15°C
Sex 24°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio