A confusão generalizada no Centro Socioeducativo de Sete Lagoas teve início por volta das 15h30min desta terça-feira (03), após internos do núcleo II serem informados que não haveria o horário de visitas devido à greve dos agentes de segurança da unidade. Revoltados com a decisão, internos iniciaram um motim com gritos, quebrando celas e chutando as grades causando muita insegurança, sendo preciso acionar a Polícia Militar para por fim a bagunça.
Segundo informações de funcionários, a PM foi obrigada abrir as celas, retirar os adolescentes, todos ficaram no pátio somente de cueca para uma minuciosa revista, logo após, de forma gradativa, os internos foram encaminhados para os alojamentos. O motim só foi controlado por volta das 19h.
Cerca de 30 famílias, receberam a notícia da suspensão do horário de visita somente quando chegaram ao CSE, algumas famílias se deslocaram de outras cidades do Estado e ficaram frustradas com a notícia, gerando muita revolta na portaria da unidade, somente os pertences como alimentação e roupas foram autorizados entrar na unidade.
Agentes temem pela segurança dos internos.
Funcionários afirmaram ainda, que o período da noite a situação pode ficar ainda mais tenso, nesta terça-feira, estão escalados somente seis agentes, três para cada núcleo, eles não descartam uma nova rebelião durante a noite devido a falta de efetivo na unidade.
Com a greve, internos estão deixando de fazer várias atividades, o que aumenta a revolta entre os adolescentes.
A greve dos agentes de segurança havia sido decidida na assembléia do dia 14 de fevereiro último, pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Socioeducativo do Estado de Minas Gerais (SINDSISEMG), considerando que até o presente momento, “o Governo não atendeu nenhum dos ítens do acordo”, acarretando na paralisação de 70% dos servidores, que pleiteiam reajuste salarial e acertos de promoções e progressões em atraso, melhores condições de trabalho e concurso público para reposição dos quadros de agente de segurança socioeducativo.
Mín. 14° Máx. 22°