Foi realizada na manhã desta quinta-feira (5), no Palácio da Cultura de Matozinhos, o lançamento do Programa de Ações Integradas de Segurança Pública. O alto escalão da Polícia Militar e Civil, além do secretário de segurança pública e autoridades municipais estiveram reunidos para discutirem estratégias sobre o tema na cidade. O evento contou, ainda, com palestras e homenagens aos policiais civil, militares e agentes.
As estratégias que foram adotadas na reunião não foram divulgadas na íntegra, mas algumas boas notícias foram repassadas ao público, entre elas: o aumento do efetivo policial, a reativação do posto policial na Praça Bom Jesus e as ações de combate aos “puladores de roletas” no transporte coletivo urbano.
“A reunião foi importante. Vamos tratar algumas estratégias para os indivíduos pulam as roletas de ônibus, que passarão a ser penalizados. Temos a possibilidade real de aumento do efetivo policial, após a formatura que acontecerá nesta sexta-feira. Já temos uma estratégia traçada para esses novos militares, que tratarão de demandas da sociedade”, disse o Tenente Augusto, Comandante do Pelotão de Matozinhos.
Segundo o Prefeito Antônio Divino, o objetivo da iniciativa é melhorar os indicadores de segurança no município. “Já conseguimos reduzir alguma coisa, mas não é motivo para comemorarmos. Temos que continuar o trabalho. As autoridades estão trabalhando nesta direção. É, sem dúvida, um tema que preocupa todos nós”, disse.
Perguntado sobre as ações voltadas para os bairros da cidade, Divino informou que há planejamento. “A Polícia Militar vai se empenhar nas redes de vizinhos protegidos, que será a base do bom trabalho. O monitoramento será permanente em toda cidade”.
Participaram do evento o Delegado Geral de Polícia e Chefe do 19º Departamento de Polícia, Juarez Ferreira da Luz, o Comandante da 11ª Cia Independente da Polícia Militar de Pedro Leopoldo, Major João Rodrigues, o Comandante da 19º RISP de Sete Lagoas, Coronel Charles Baracho, e demais autoridades municipais.
Homenagem
Durante a solenidade, 10 policiais militares, três investigadores da Polícia Civil, dois agentes de trânsito e duas servidoras receberam o Certificado de Menção Honrosa pelos trabalhos prestados em 2017. São eles:
Polícia Militar
- Capitão José Geraldo da Silva;
- Ângelo Roberto;
- 2º Sargento Fernando de Freitas Barbosa;
- 3º Sargento Daniel Rodrigues Vieira;
- 3º Sargento Flavio Raimundo da Costa;
- 3º Sargento André Luiz dos Santos Dias;
- Cabo Henrique Dias Salgueiro Amaral;
- Cabo Aldair Pereira Gomes;
- Soldado Adriano Roberto da Silva Valadares;
- Soldado Alânio da Silva Almeida;
Polícia Civil
- Maria das Dores – Secretária;
- Investigadores: Ana Luiza Abreu Nogueira; Sheiva Elisabete Duarte e Gercélio Guimarães Dias;
- Fabrícia Pimenta - Funcionária Pública.
Agentes de Trânsito
- Rodinison Marcos Madureira;
- José Maria.
Texto e fotos de Ronaldo Araújo - pordentrodetudo
Mín. 11° Máx. 22°