Sábado, 17 de Maio de 2025
14°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Lábio leporino

UFMG atende crianças com lábio leporino gratuitamente

Veja como funciona o projeto

01/12/2018 às 10h21
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem ilustrativa (Divulgação/EBC)
Imagem ilustrativa (Divulgação/EBC)

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a cada 650 recém-nascidos no Brasil um nasce com a condição chamada de fissura labiopalatal, conhecida popularmente como lábio leporino. O que muita gente ainda não sabe é que a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) oferece atendimento pré-operátorio gratuito para crianças com esse problema.

As fissuras labiopalatais são malformações congênitas caracterizadas por aberturas ou descontinuidade das estruturas do lábio e/ou palato. Elas estão relacionadas a fatores genéticos e ambientais. E, além de alteração fácil, também podem afetar a fala de seus portadores, assim como a autoestima dos mesmos.

No Projeto NAM (Naso-alveolar Modelador), da UFMG, uma equipe de especialistas recebe bebês e gestantes para fazer acompanhamento gratuito dos casos. O objetivo é garantir uma melhor recuperação dos pacientes e orientar as famílias a respeito do que deve ser feito. A iniciativa é uma parceria com o Hospital da Baleia. No vídeo abaixo, produzido pela UFMG, o coordenador do projeto, professor Henrique Pretti, comenta a iniciativa.

Clique no link a seguir e assista o vídeo!

https://youtu.be/8FJmPBVnaZs

Ao BHAZ, uma das gestoras do NAM, Rosanna Severgnini, conta que o projeto vai completar dois anos em janeiro de 2019 e orienta que pais e responsáveis levem as crianças para receber atendimento quanto antes. “Os interessados devem fazer contato e marcar a consulta, que é gratuita. Lá, as crianças são avaliadas e indicamos a realização de exames, caso necessário, além de todo o tratamento”, disse.

A dentista, que também é especialista em Estudos de Saúde, ainda explica que o projeto é destinado para crianças, mas que não há uma idade específica para que passem pelo atendimento. “A gente recomenda que as crianças sejam levadas o quanto antes. A primeira cirurgia geralmente ocorre aos seis meses de idade, então quanto antes a criança for tratada melhor. A cartilagem do lábio pode ser melhor modelada e adaptação e resultados costumam ser mais relevantes”, conta.

Segundo Rosanna, além de influenciar nos resultados, o tratamento ágil também ajuda a diminuir gastos com os procedimentos e o número de cirurgias que um paciente com lábio leporino pode realizar ao longo da vida. “Geralmente, até os 18 anos, os pacientes passam por cerca de cinco cirurgias, o que pode ser evitado com o tratamento logo nos primeiros dias de vida”, explica.

O Projeto NAM não tem um número de vagas específicas e atende, até o momento, todos os pacientes que recebe. Desde que ele existe, a equipe já acompanhou a recuperação de pelo menos 50 crianças. As consultas ocorrem às quartas-feiras pela manhã. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (31) 3409-2431 ou pelo whatsapp (31) 99220 4998.

Por Roberth Costa - Bhaz

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 02h07 - Fonte: ClimaTempo
14°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 26°

Dom 25°C 13°C
Seg 26°C 13°C
Ter 26°C 12°C
Qua 27°C 12°C
Qui 28°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio