
Mais de 1.400 pessoas impactadas diretamente e outras 40 mil indiretamente. Este é o saldo da primeira edição do Festival De Ver Cidade, que movimentou Sete Lagoas de 13 a 16 de dezembro, além de duas ações prévias em escolas públicas da cidade. "Iniciamos um marco histórico para a música independente de Sete Lagoas. Há muito tempo não se falava tanto em música autoral na cidade. Música de qualidade e de diversos gêneros: rock, rap, reggae, MPB... Sim, nós temos uma cena surgindo", acredita o músico Leo Guto, idealizador do Festival, que teve como foco a música autoral e a capacitação de artistas.
A primeira edição do festival, realizado no Casarão Nhô Quin Drummond (Praça Tiradentes, Centro) e no Opinião Pub, contou apenas com atrações autorais de artistas locais, selecionados por meio de uma curadoria interna. O evento ainda teve palestras, oficinas e painéis com consultores, artistas e produtores locais e nacionais. "Trouxemos especialistas em carreiras artísticas e projetos culturais, além, claro, das nossas 'pratas da casa', gente que faz a cena cultural de Sete Lagoas acontecer há vários anos", diz Leo Guto.
Segundo o músico, Sete Lagoas possui um grande acervo cultural que envolve músicos fantásticos, estúdios muito bem equipados e de alto nível técnico e profissional, casas de shows, bares, restaurantes e muitos ambientes que valorizam a música e se movimentam através dela, lojas de instrumentos, escolas de música com ótimos professores e equipes muito qualificadas, empresas de sonorização com equipes e estruturas de altíssimo nível e todo o aparato necessário para que a indústria da música se movimente por aqui. "Agora podemos dizer que temos um festival de música independente de Sete Lagoas de diversos gêneros com bilheteria e que consegue colocar a nossa música em primeiro lugar", comenta o músico.
Repercussão
Para a cantora e compositora Bárbara Maria, participar do festival foi um misto de emoções. "A experiência foi maravilhosa e só quem tem canções autorais e se apresentou naquele palco é capaz de dizer o quanto esse festival foi importante para o inicio de uma cena musical em Sete Lagoas e região que pode ser muito promissora. Temos muitos talentos, muitas pessoas com boa vontade pra fazer acontecer. O festival foi uma iniciativa incrível e eu acredito que será o primeiro dos muitos eventos como esse que virão pra fazer história no cenário cultural da região", reflete a cantora.
"Foi lindo de se ver, artistas, equipe, patrocinadores, palestrantes, formadores, jornalistas... Todos envolvidos de um modo muito especial e único. Em breve tem mais!", anuncia Leo Guto. O Festival De Ver Cidade é uma apresentação do Unifemm, com os apoios de Opinião Pub, TPM Estúdio, Shot Music Bar, P&G Produções, Sebrae, Gellak e Victoria English School.
Por Marcelo Sander














Teatro Sete Lagoas recebe oficina gratuita de contação de histórias no Quintal Boi da Manta
Patrimônio histórico Prefeitura realiza restauro do Museu Histórico Municipal aguardado há várias décadas
Literatura Fabrício Carpinejar ensina a se desapegar do que faz mal no livro 'Deixe Ir', que será lançado em BH
Música Concerto de 15 anos da Orquestra Jovem de Sete Lagoas tem nova data e endereço
Festa Momento arte e renovação na Serra de Santa Helena: Caldo da Lua celebra esperança após as queimadas
Teatro Lapso Cia de Teatro apresenta “O Fio e o Tempo” em Sete Lagoas
Incentivo à Cultura Sete Lagoas prorroga inscrições dos editais da Política Municipal de Incentivo à Cultura 2025
Música Segunda edição do “Sons de Diamantina” na Paróquia de São Pedro terá participação da Banda de Música do 3º Batalhão
Teatro Espetáculo teatral para infância “João De Barros” tem apresentação especial no Quintal Boi da Manta, em Sete Lagoas Mín. 14° Máx. 27°
