
Esta semana o Megacidade.com foi procurado por vizinhos na tentativa de ajudar de alguma forma as pacientes Josiane P.D. 35 anos e Lidiane P.D. 31 anos, moradoras da rua Jamaica bairro Nova Cidade. Após o pedido, nossa equipe de reportagem foi até a residência das irmãs para conhecer melhor a situação em que elas se encontram.
Josiane P.D. é portadora da doença (Crohn),sua alimentação depende de dieta Modulem que custa em média 400 reais uma lata que da para alimentar por seis dias. Josiane já entrou com o pedido na Secretaria de Saúde de Sete Lagoas, e está aguardando a compra da dieta, segundo ele, já ficou um mês sem a alimentação correta por falta da dieta. Vizinhos e até enfermeiras sensibilizadas com o caso vem ajudando a paciente na medida do possível.
A falta de tratamento para a doença é o que mais incomoda Josiane, ela disse que precisou acionar a justiça para conseguir uma consulta especializada no Gastroenterologista, hoje sem tratamento, Josiane não toma nenhuma medicação e está cada dia mais fraca, ela já perdeu 34 quilos e a maior parte do tempo fica deitada na cama devido a fraqueza por falta de tratamento da doença.
O que é doença de Crohn?
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. A doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite e perda de peso subsequente. Os sintomas podem variar de leve a grave, mas em geral, as pessoas com doença de Crohn podem ter vidas ativas e produtivas.
Josiane ainda tem uma irmã Lidiane de 31 anos, que também é doente, Lidiane sofre de estreitamento de do Esôfago, utiliza sonda para alimentar e também está muito debilitada, ela também depende do uso da dieta Ensure que custa em média 40 reais a lata. Ela continua utilizando a sonda e espera uma vaga para cirurgia.
As irmãs não têm condições financeiras e principalmente alguém para auxiliar nas tarefas do dia a dia. Josiane espera que após a reportagem, a Secretaria de Saúde se sensibilize com o caso e consiga as dietas, o tratamento e a operação da irmã.
As dietas estão acabando, elas não podem ficar sem a alimentação correta, Josiane espera contar com ajuda da sociedade, moradora da Rua Jamaica n°22, ela espera doações em sua residência e também através do telefone: 99707-7676.
Assista entrevista completa com a paciente:
Surpresa Surpresa emocionante: policial militar interrompe rotina e visita esposa em formação para comemorar aniversário da filha em Sete Lagoas
Casamento Casamento no Hospital Municipal: uma história de amor e fé sela união após 40 anos de convivência
Despedida FOTOS: Fãs e amigos prestam homenagens a Lô Borges em Santa Tereza, onde nasceu o Clube da Esquina
Trilhas de Minas Belo Horizonte sedia o I Seminário Mineiro de Trilhas
Inédito Em Corinto, maquinista de 103 anos que levou tropas na 2ª Guerra Mundial revela segredo de longevidade: ‘Cerveja e boteco’
Novo milionário Prêmio de R$ 96 milhões da Mega-Sena sai para aposta única; saiba para qual cidade
Universo Chuva de meteoros das Orionídeas pode iluminar o céu de Sete Lagoas — se o clima colaborar
Vida animal Casal constrói santuário para animais feridos às margens do Rio Cipó
Viagem Trem Vitória-Minas: a partir de 2026 terá viagens noturnas e promete facilitar o acesso dos mineiros às praias capixabas Mín. 21° Máx. 34°


