Uma mulher de 55 anos morreu após se engasgar enquanto comia uma tapioca. O caso foi registrado no município de Santana do Paraíso, na região do Vale do Aço, em Minas Gerais, na última terça-feira (13). A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estiveram mobilizados no atendimento.
Os militares foram informados que a vítima estava comendo tapioca com café quando começou a engasgar e não conseguia falar. Passado um tempo, a mulher ficou inconsciente e colocada em um sofá pelos bombeiros. Uma manobra foi realizada, mas sem sucesso. Antes do procedimento ser realizado, a vítima já estava sem pulso e não respirava.
O Samu de Ipatinga foi acionado e compareceu ao bairro Parque Caravelas. O óbito foi constado pela equipe médica de resgate por obstrução de vias aéreas.
Em casos de engasgo, o Corpo de Bombeiros orienta o que fazer. “Primeiro deve-se observar se a pessoa engasgou por líquido ou sólido. Pode ser feito a manobra de Heimlich, muito divulgada em vídeos educacionais”, diz ao BHAZ o sargento Felipe Fernandes.
Outra dica importante é tranquilizar a pessoa engasgada e pedir ajuda, caso não consiga desengasgar. “Se o corpo estranho não sair é preciso chamar os bombeiros, pois o fluxo de oxigênio é interrompido e a pessoa entra em parada respiratória”.

Crise financeira Inhaúma: transporte intermunicipal de estudantes será paralisado
Clima Sete Lagoas e outras cidades entram em alerta por tempo seco e umidade abaixo de 30%
Incêndio Incêndio atinge barraco de lona e papelão durante a madrugada no bairro Ondina Vasconcelos, em Sete Lagoas
Falecimento Wellington Salera dos Santos era de Itaúna (MG); família agradece mobilização da população
Mentira Fake News: Padre Warlen não faleceu, afirma Diocese de Sete Lagoas é boato
Acidente de trânsito Motociclista é arremessado ao colidir com ônibus em Matozinhos; ferido é socorrido pela UPA
Trânsito Prefeitura de Sete Lagoas inicia teste de sentido único em seis vias para melhorar fluidez do trânsito
Curso técnico Cemig abre curso gratuito para jovens atuarem no setor elétrico Inclusão TJMG confirma decisão da comarca de Sete Lagoas que assegura professor de apoio para criança autista A ação foi movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contra o Estado Mín. 19° Máx. 29°
