
Quem nunca ficou curtindo uma preguiça antes de levantar da cama pela manhã que “atire a primeira pedra”. Mas atenção, ser demasiadamente preguiçoso é um sério problema.
A preguiça é considerada como um dos sete pecados capitais. Uma pessoa que vive com falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligencia, lentidão e moleza; se não houver um problema de saúde, é um pecado da inação que impede de fazer o que é certo, impede de trabalhar ... a preguiça é negativa.
A preguiça também pode ter origem espiritual pois, existe uma entidade chamado Belfegor, considerado como o demônio da preguiça que ataca as pessoas, fazendo-as sabotar o trabalho, deixando-as tristes, negligentes, inativas, melancólicas.
A preguiça é contraditória as Sagradas Escrituras pois está escrito:
“...vai ter com a formiga ó preguiçoso...Ó preguiçoso até quando dormirás, quando te levantarás do seu sono? ” (Pv 6:6/9)
A ênfase desta passagem bíblica é nos alertar contra os perigos da letargia, da ausência de motivação na vida material e espiritual. Porque é certo que a pobreza sempre estará mais perto dos que se aproveitam na cama até tarde da manhã ou que, andam de braços cruzados, curtindo o ócio, o não fazer nada, ficar à toa.
Quando eu era criança ouvia os mais velhos dizer: “se não trabalhar, não vai comer”. Nunca compreendi o porquê que os meus pais e avos diziam isso. No entanto, desde cedo, trabalhávamos muito, e era serviço braçal exigindo grande esforço físico. Hoje leio a Bíblia e medito na carta do apóstolo Paulo:
” ...se alguém não quiser trabalhar também não coma. ” (2 Ts 3:10)
Em outras palavras, a pessoa que é ociosa acaba enchendo o seu tempo com coisas nocivas, perigosas.
Cada um é responsável pela sua ação ou falta dela. A preguiça é um pecado de escolha individual, é a própria pessoa que decide não mudar ou melhorar. A pessoa se torna culpado porque prefere permanecer na inação, não reage, fica muito quieto, bocejando o dia inteiro, cruzando os braços...
Além disso, o assunto se torna ainda pior quando agimos de igual modo na vida espiritual onde, a falta de entusiasmo pela obra de Deus, pela missão que Ele nos deu, pela omissão de transmitir as Boas Novas de Cristo, pela falta de cuidado ou tristeza contra a alegria do evangelho é um sinal claro de preguiça espiritual, fazendo surgir todo tipo de reação negativa dentro de nós.
Merecemos o descanso? Claro que sim. Até mesmo porque só se cansa quem trabalha. Mas se permanecermos inativos, quietos, sem fazer nada além do tempo que precisamos para repor nossas energias; cuidado! Isso pode ser a Preguiça.
Pastor Francislei Mercês
Pr da Igreja Batista SHALOM
Siga-nos pelo Instagram: @francisleimerces / @batista_shalom
SETE LAGOAS Hemominas abre neste sábado em Sete Lagoas para doação de sangue; veja as novas regras
Sete Lagoas Fóssil de preguiça-gigante de 541 quilos tem origem investigada em Sete Lagoas
Sete Lagoas Fóssil de preguiça gigante de 541 quilos tem existência pesquisada em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Morre Duke, cão da ROCCA que fez história na cinoterapia com crianças da APAE em Sete Lagoas
Sete Lagoas Livro-reportagem investiga o destino dos fósseis de Sete Lagoas que atravessaram o Atlântico
Sete Lagoas Turismo mineiro ganha força com 245 novas experiências e aumento no faturamento
Sete Lagoas Pesquisa resgata a história dos “fósseis perdidos” de Sete Lagoas e reconecta a cidade à paleontologia internacional
SETE LAGOAS Rádio Câmara de Sete Lagoas recebe gravação especial de “A Voz do Brasil” nesta quarta-feira
CORDISBURGO Museu da Gruta do Maquiné será reinaugurado nesta sexta-feira (25) após ampla revitalização Mín. 21° Máx. 32°



