Quem nunca ficou curtindo uma preguiça antes de levantar da cama pela manhã que “atire a primeira pedra”. Mas atenção, ser demasiadamente preguiçoso é um sério problema.
A preguiça é considerada como um dos sete pecados capitais. Uma pessoa que vive com falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligencia, lentidão e moleza; se não houver um problema de saúde, é um pecado da inação que impede de fazer o que é certo, impede de trabalhar ... a preguiça é negativa.
A preguiça também pode ter origem espiritual pois, existe uma entidade chamado Belfegor, considerado como o demônio da preguiça que ataca as pessoas, fazendo-as sabotar o trabalho, deixando-as tristes, negligentes, inativas, melancólicas.
A preguiça é contraditória as Sagradas Escrituras pois está escrito:
“...vai ter com a formiga ó preguiçoso...Ó preguiçoso até quando dormirás, quando te levantarás do seu sono? ” (Pv 6:6/9)
A ênfase desta passagem bíblica é nos alertar contra os perigos da letargia, da ausência de motivação na vida material e espiritual. Porque é certo que a pobreza sempre estará mais perto dos que se aproveitam na cama até tarde da manhã ou que, andam de braços cruzados, curtindo o ócio, o não fazer nada, ficar à toa.
Quando eu era criança ouvia os mais velhos dizer: “se não trabalhar, não vai comer”. Nunca compreendi o porquê que os meus pais e avos diziam isso. No entanto, desde cedo, trabalhávamos muito, e era serviço braçal exigindo grande esforço físico. Hoje leio a Bíblia e medito na carta do apóstolo Paulo:
” ...se alguém não quiser trabalhar também não coma. ” (2 Ts 3:10)
Em outras palavras, a pessoa que é ociosa acaba enchendo o seu tempo com coisas nocivas, perigosas.
Cada um é responsável pela sua ação ou falta dela. A preguiça é um pecado de escolha individual, é a própria pessoa que decide não mudar ou melhorar. A pessoa se torna culpado porque prefere permanecer na inação, não reage, fica muito quieto, bocejando o dia inteiro, cruzando os braços...
Além disso, o assunto se torna ainda pior quando agimos de igual modo na vida espiritual onde, a falta de entusiasmo pela obra de Deus, pela missão que Ele nos deu, pela omissão de transmitir as Boas Novas de Cristo, pela falta de cuidado ou tristeza contra a alegria do evangelho é um sinal claro de preguiça espiritual, fazendo surgir todo tipo de reação negativa dentro de nós.
Merecemos o descanso? Claro que sim. Até mesmo porque só se cansa quem trabalha. Mas se permanecermos inativos, quietos, sem fazer nada além do tempo que precisamos para repor nossas energias; cuidado! Isso pode ser a Preguiça.
Pastor Francislei Mercês
Pr da Igreja Batista SHALOM
Siga-nos pelo Instagram: @francisleimerces / @batista_shalom
Despedida FOTOS: Fãs e amigos prestam homenagens a Lô Borges em Santa Tereza, onde nasceu o Clube da Esquina
Trilhas de Minas Belo Horizonte sedia o I Seminário Mineiro de Trilhas
Inédito Em Corinto, maquinista de 103 anos que levou tropas na 2ª Guerra Mundial revela segredo de longevidade: ‘Cerveja e boteco’
Novo milionário Prêmio de R$ 96 milhões da Mega-Sena sai para aposta única; saiba para qual cidade
Universo Chuva de meteoros das Orionídeas pode iluminar o céu de Sete Lagoas — se o clima colaborar
Vida animal Casal constrói santuário para animais feridos às margens do Rio Cipó
Viagem Trem Vitória-Minas: a partir de 2026 terá viagens noturnas e promete facilitar o acesso dos mineiros às praias capixabas
Saúde Campanha arrecada fundos para tratamento de paciente com câncer de esôfago em Sete Lagoas
Fé Fiéis fazem celebrações pelo 44º ano do falecimento da Venerável Benigna Victima de Jesus, inclusive em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 33°


