O Ministério do Turismo e a Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões - por meio do Programa de Regionalização do Turismo e de seus Interlocutores Estaduais - reconheceram o Conselho Municipal de Turismo Sete Lagoas e, ainda, a Instância de Governança Regional - Grutas, integrados novamente no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro - SISMapa, edição 2022.
Sete Lagoas continua muito bem classificada no Mapa, divulgado recentemente pelo Governo Federal. Trata-se de uma nova ferramenta que lista os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e ainda orienta sobre a definição de políticas públicas para o setor. Minas Gerais aparece na publicação com 471 municípios, distribuídos em 44 Instâncias de Governança Regionais. Sete Lagoas aparece no Mapa junto a outras cidades como Belo Horizonte, Pedro Leopoldo, Capim Branco, Lagoa Santa e São José da Lapa.
Segundo informações do Ministério, esta categorização dos municípios turísticos, que vai de "A" a "E", é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística. Na divulgação, Sete Lagoas foi inserida no roteiro “Circuito das Grutas”, onde estão outros 13 municípios. O potencial turístico local é fortalecido pelas belezas naturais e atrativos como Gruta Rei do Mato, Serra Santa Helena, lagoas e também pela estrutura hoteleira e das políticas públicas voltadas para o setor.
Sete lagoas é o único município da região do Circuito das Grutas com a classificação B, gerando assim possibilidades de se habilitar a programas específicos do Ministério do Turismo criados para municípios desse porte. Isso, seguramente, contribui com o desenvolvimento do município, com reflexos diretos para a região. "O trabalho que antecede o período de inserção dos dados no sistema é longo e técnico, exigindo evidências de legislação municipal, existência e regular funcionamento do Conselho de Turismo (COMTUR), dados de empregos no turismo gerados no município, entre outros. Seguramente, o apoio do COMTUR em todo o processo garante essa legítima classificação, contextualizada no apoio também da Instância de Governança Regional – IGR Grutas", comenta a gerente de Turismo do Município, Claudia Elane.
No último levantamento, Minas Gerais apareceu com 555 municípios classificados com potencial turístico em 48 regiões distintas. O Mapa, que chega a sua sexta edição, é o resultado de um amplo trabalho de conscientização junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região. O instrumento público lista 3.285 municípios em 328 regiões turísticas do país e está disponível para consulta no site www.turismo.gov.br.

Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH Mín. 16° Máx. 29°


